08 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos e representantes de associações rurais visitam empresa referência em distribuição de hortifrúti de São Paulo
Na busca por inovações, tecnologias, formas de comercialização e distribuição da produção de frutas, legumes e verduras cultivadas em Valinhos, representantes da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, da Prefeitura, e de associações ligadas à área rural, foram à São Paulo conhecer as atividades da empresa Agro Porto, especializada na comercialização e distribuição de hortifrutigranjeiros para restaurantes, hotéis, empresas fornecedoras de refeições coletivas, merenda escolar, entre outros. A iniciativa integra as ações que estão em desenvolvimento pelo Programa Municipal Valinhos Agro.

“Com o objetivo de implementar ações para a expansão e melhorias da agricultura familiar em Valinhos, a Prefeitura, dentro do Programa Valinhos Agro, tem buscado exemplos de sucesso, no interior do Estado e também agora na Capital, que contribuam para o fomento do setor. São visitas que enriquecem nosso programa, como a que também já fizemos em dois momentos, no primeiro semestre, à Cooperativa de Apicultores e Agricultores Familiares de Araras e Região, para conhecer seu funcionamento a fim de que a nossa Prefeitura passe futuramente, caso tenha no município uma cooperativa nos mesmos moldes, a adquirir alimentos da merenda escolar diretamente da agricultura familiar”, destacou a prefeita Capitã Lucimara.

Além do secretário Rafael Agostinho e do diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprim, fizeram parte da comitiva à capital os representantes da Associação Cultural Nipo-Brasileiro do Bairro Macuco, Laércio Massaru Honda; da Associação Agrícola de Valinhos e Região, Pedro Sidnei Pellegrini; também da Associação do Condomínio Agrário Núcleo Capivari, Floriane Pockel Fernandes Copetti, Emerson Copetti e Sônia Scabello; e da Amarca (Associação dos Moradores do Macuco, Reforma Agrária e Capivari), Luís Gustavo Bottura Previtali, Rute Kimbara e Ana Lucia Torrezin.

O secretário Rafael explicou que a visita à Agro Porto, juntamente com os representantes das associações de agricultores foi bastante produtiva. “Essa empresa é uma das líderes de processamento e fornecimento de alimentos à merenda no estado de São Paulo. Pudemos ver de perto a sua grande estrutura visando a montagem futura de uma cooperativa para a agricultura de Valinhos”, falou.

Os responsáveis pela Agro Porto explicaram que a empresa está em operação neste seguimento há mais de 20 anos e que para assegurar a qualidade das mercadorias, conta com uma equipe de profissionais qualificados e treinados para manuseio dos produtos que chegarão aos destinos finais em perfeitas condições de uso e respeitando a sazonalidade. “Contamos com parcerias de produtores rurais para que no momento de entressafra nossos clientes não sejam afetados ou sofram com escassez de produtos”, destacaram.

Ainda de acordo com o secretário Rafael Agostinho, as equipes técnicas da pasta têm feito uma séria de visitas para conhecer programas desenvolvidos por diversos setores para implementar a agricultora familiar e dar maior suporte aos pequenos produtores rurais. “Esta é mais uma das ações que estamos promovendo dentro do Programa Valinhos Agro visando o desenvolvimento rural do município. O intercâmbio em Araras e agora em São Paulo busca também, e especialmente, conhecer os meios para que seja futuramente viabilizada a implantação de uma cooperativa em nosso município, com foco para o fornecimento de alimentos produzidos pela agricultura familiar de Valinhos à Secretaria de Educação para a merenda escolar”.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos