14 JUL 2022
Valinhos inicia projeto-piloto do 1º Encontro de Mobilização de Mulheres
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, o CRAS Figueiras, a Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher (CEPM), com apoio da Comunidade Nossa Senhora das Graças, deram início nesta última quarta-feira (13) ao 1º Encontro de Mobilização de Mulheres. A iniciativa é um projeto-piloto que visa dar voz às mulheres sobre variados assuntos, como as condições do bairro, iniciativa de geração de renda, acolhimento e outros. O encontro acontecerá toda quarta-feira, às 14 horas.

“É importante ouvir as mulheres do bairro porque são elas que usufruem dos serviços existentes, conhecem às necessidades da comunidade e sabem das possíveis soluções”, afirma a prefeita Capitã Lucimara Godoy, que ficou satisfeita em saber que cerca de 20 mulheres participaram deste 1º Encontro. “A mulher hoje é um ser muito ativo e incentivamos esta participação”, acrescentou a prefeita.

“O objetivo é propor a elas a convivência em grupo e comunidades, além de estimular a geração de renda”, afirmou o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva. Para a responsável pela Coordenadoria da Mulher, Marilene dos Santos, o 1º encontro é mais um bate papo, para ouvir o grupo de mulheres. “O objetivo de mobilizar as mulheres é propor a elas o convívio em grupo, ter um espaço onde elas possam interagir entre elas na própria comunidade, além de incentivar a geração de renda com trabalhos manuais de artesanatos e, desta forma, trabalhar a autoestima”, enumera Marilena.

Para a estagiária de Psicologia do CRAS Figueiras, Rita de Cássia Pádua Toledo, o encontro é uma oportunidade. “Queremos fortalecer os vínculos comunitários e a autoestima delas”, resumiu Rita. Aos poucos, as mulheres das mais variadas idades foram chegando. A conversa começou com cada uma falando seu nome e alguma curiosidade sobre si. Logo, foram descobrindo afinidades, como o crochê, o amor às plantas, o gosto pelas viagens e outros.

Desta forma, o grupo começou a encontrar o caminho de uma conversa com confiança, regado a um lanchinho da tarde. “Eu acredito que será uma reunião de onde sairá muito boas ideias, que beneficie ao bairro”, esperava a dona Ana Josefina Fernandes. Outra que se emocionou de falar da situação do bairro foi a dona Irma de Lucca, moradora há mais de 30 anos do Jardim das Figueiras. “Eu vim para participar e ver como será a proposta. Nosso bairro precisa de muita coisa”, falou.

Projeto Sambando Fora da Caixa
Já nesta sexta-feira (15) tem início o projeto Sambando Fora da Caixa, a partir das 13h15, com a psicóloga social, Marta Bartira da CEPM. Essa oficina de dança será realizada com grupo de usuárias do CAPS. “Esse encontro é um planejamento participativo”, acrescentou o secretário.