14 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura de Valinhos promove recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no dia 29 de julho
Evento conta com apoio da Associação Agrícola, Sindicato Rural e Associação Nipo-Brasileira do Bairro Macuco

Os produtores rurais de Valinhos podem se programar neste mês para realizar o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos. O recolhimento já está agendado pela Prefeitura, que com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, vai promover a ação no dia 29 de julho, pelo projeto Dia Verde-Azul.  Desde 2019, a cidade não tem uma ação como essa.

A atividade integra o Programa Valinhos Agro e também é chamada pelo setor agrícola de logística reversa de embalagens de defensivo agrícola, tendo como objetivo fazer o recolhimento e dar uma destinação final ambientalmente correta para as embalagens dentro das legislações vigentes.

De acordo com o secretário da pasta, Rafael Agostinho, com o apoio de três grandes parceiras, a Associação Agrícola de Valinhos e região, Sindicato Rural e Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro Macuco, a Prefeitura espera contar com a participação de todos os agricultores na ação.

A Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo), que mantém um posto de recolhimento na Rodovia Dom Pedro, no Km 122, em Valinhos, também dará o apoio para a atividade.
O recolhimento será realizado das 8h00 às15h30, na Associação Cultural Nipo- Brasileira, localizada na Rua Valdemar Lazaretti, 165, no bairro Macuco, onde um caminhão da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura estará estacionado e receberá as embalagens corretamente separadas em grandes bags que seguirão, na sequência, para o posto de recebimento da Adiaesp.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprim, o apoio da Adiaesp é importante. "Ela tem como foco gerir o processo de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Estado de São Paulo e atuar operacionalmente, representando os associados perante os Órgãos Públicos e contribuindo no cumprimento da Legislação", explicou.
Local: Valinhos