18 JUL 2022
Prefeitura prepara sala para cirurgias de pequeno porte ao lado da UBS Paraíso
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, dentro das ações para atender as cirurgias eletivas na cidade que, assim como em todo o país, foram prejudicadas por conta da pandemia, está adaptando uma sala para cirurgias de pequeno porte ao lado da UBS Paraíso. Procedimentos como vasectomia, conização e pequenas cirurgias plásticas como retirada de pinta, por exemplo, serão realizadas no local.

“Temos uma demanda de pacientes que aguardam por esses procedimentos simples, que foram afetados pela pandemia, então estamos trabalhando para atendê-los. Será uma sala adequada e com toda a estrutura necessária para pequenas cirurgias. Profissionais como urologistas, dermatologistas e ginecologistas usarão este centro cirúrgico”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Antes, o centro cirúrgico para intervenções de pequeno porte ficava no CEV 1 - Centro de Especialidades, mas agora, ele terá um espaço adequado e específico para esses tipos de procedimentos.

“Estamos montando um espaço com todos os equipamentos e insumos necessários para essas pequenas cirurgias serem feitas em total segurança e dentro das normas. A previsão para o início das atividades é agosto deste ano”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

A Unidade Básica de Saúde do Jardim Paraíso, além de UBS, acolhe também o Centro de Atenção à Mulher (CAM), a Medicina Integrativa e, agora, vai receber o centro cirúrgico de pequeno porte.

Cirurgias Eletivas

A prefeita Capitã Lucimara assinou, após muita expetativa pela aceitação da Santa Casa de Valinhos, o contrato de prestação de serviços do hospital para atender as demandas, sobretudo, de cirurgias eletivas, que foram paralisadas por conta da fase mais crítica da Pandemia. Em reunião na Câmara Municipal, a Prefeitura anunciou mais R$ 10 milhões em investimentos para zerar as cirurgias eletivas neste ano de 2022 na cidade, além de exames.

Também será usada emenda impositiva da Câmara, conforme lei que determina até 1,2% da receita corrente líquida, no valor de R$ 4 milhões. Agora, a Prefeitura vai estabelecer com a Santa Casa o chamamento dos pacientes que aguardam estas cirurgias. É um protocolo que deve ser tomado, levando em conta a situação dos pacientes e a estrutura disponibilizada pelo hospital.

Local: Valinhos