19 JUL 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Campanha com carro de som para conscientizar sobre incêndios passa na região do Country Club

A campanha de conscientização da Prefeitura de Valinhos e Defesa Civil sobre os perigos do fogo e incêndios começou a semana percorrendo as ruas da região dos bairros Country Club, Chácaras São Bento e Estância San Fernando, que englobam centenas de chácaras com áreas verdes. A atividade começou na semana passada nos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari, e também visitou o Vale Verde no último sábado, dia 16, para que a população colabore e evite a ocorrência de fogo em mata e outros locais. A Defesa Civil também quer incentivar condomínios e demais grupos de moradores para realizar treinamentos curtos e práticos visando preparar as pessoas para combater pequenos focos de fogo que não precisem mobilizar o Corpo de Bombeiros.

De acordo com a prefeita Capitã Lucimara Godoy, a campanha começou nas regiões onde se concentram bairros inseridos em áreas verdes, com maior probabilidade de acontecer incêndios. "A Defesa Civil está em contato direto com o Corpo de Bombeiros trabalhando para comunicar as pessoas para que não coloquem fogo em mato ou no quintal, em hipótese alguma. Precisamos do apoio de todos e a publicidade sonora por meio do carro de som vai nos ajudar neste objetivo", destacou a prefeita.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, acrescentou que num primeiro momento serão percorridos os bairros com histórico de queimadas, como as regiões agrícolas e de chácaras de veraneios, mas também outros urbanos como Jardim Nova Palmares, Jardim das Figueiras, Parque Portugal, São Marcos e Jardim Jurema, que concentram matas nos arredores, também receberão a visita do carro de som com mensagem de conscientização. "Por vezes o fogo começa com um descuido, como jogar uma bituca de cigarro acesa, e são essas pequenas atitudes que queremos focar para as pessoas ficarem atentas", ressaltou Cruz.

A ideia, de acordo com o diretor de Defesa Civil, Marcos De Paula, é percorrer o carro de som de segunda a sexta-feira, levando uma mensagem rápida e direta de conscientização sobre os perigos do incêndio para a natureza e saúde das pessoas, acrescentando que atear fogo de qualquer forma, ainda que de forma doméstica, é crime previsto na Lei de Crimes Ambientais (9.605/1998). "Um exemplo clássico desse tipo de crime é a queimada de lixo doméstico, que emite poluição na forma de fumaça, causa risco de incêndio para as habitações locais, destrói a vegetação e pode causar a morte de animais que ocupem as redondezas", descreveu o diretor.

Outro foco da Operação Estiagem em Valinhos, conforme o diretor da Defesa Civil é abrir a oportunidade para realizar rápidos treinamentos de combate ao fogo com grupos de moradores, por exemplo, de condomínios, para que saibam como agir se confrontar com uma situação de pouco risco. "Se os condomínios, por exemplo, quiserem uma demonstração de como apagar um fogo doméstico, estamos de portas abertas para oferecer uma palestra. Toda ação, neste momento de seca, é importante para fortalecermos a educação ambiental", acrescentou.