20 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Prefeitura reforça aos produtores rurais do município ação para recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos no dia 29 de julho

A ação conta com o apoio da Associação Agrícola, Sindicato Rural e Associação Nipo-Brasileira do Bairro Macuco

A Prefeitura Municipal de Valinhos, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico Turismo e Inovação, vai promover no próximo dia 29 de julho, o recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos dos produtores rurais do município. A ação faz parte do projeto Dia Verde-Azul, e contará com a estrutura de um caminhão municipal que estará preparado para receber as embalagens, com o objetivo de incentivar e apoiar os produtores a realizarem o descarte correto desses resíduos. Desde 2019, a cidade não tem uma ação como essa.

“A ação que prevê o descarte correto de embalagens vazias de agrotóxicos, é um ganho para o município que trabalha para promover uma cidade mais sustentável e limpa, e também para os produtores que poderão se desfazer dos resíduos que estava armazenados em seu espaço, destinando-os para o descarte ambiental”, destacou a Prefeita Capitã Lucimara.

A atividade integra o Programa Valinhos Agro e também é chamada pelo setor agrícola de logística reversa de embalagens de defensivo agrícola, tendo como objetivo fazer o recolhimento e dar uma destinação final ambientalmente correta para as embalagens dentro das legislações vigentes.

De acordo com o secretário da pasta, Rafael Agostinho, com o apoio de três grandes parceiras, a Associação Agrícola de Valinhos e região, Sindicato Rural e Associação Cultural Nipo-Brasileira do Bairro Macuco, a Prefeitura espera contar com a participação de todos os agricultores na ação.

A Adiaesp (Associação dos Distribuidores de Insumos Agrícolas do Estado de São Paulo), que mantém um posto de recolhimento na Rodovia Dom Pedro, no Km 122, em Valinhos, também dará o apoio para a atividade.

O recolhimento será realizado das 8h00 às 15h30, na Associação Cultural Nipo- Brasileira, localizada na Rua Valdemar Lazaretti, 165, no bairro Macuco, onde um caminhão da Secretaria de Serviços Públicos da Prefeitura estará estacionado e receberá as embalagens corretamente separadas em grandes bags que seguirão, na sequência, para o posto de recebimento da Adiaesp.

Segundo o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprim, o apoio da Adiaesp é importante. "Ela tem como foco gerir o processo de recebimento de embalagens vazias de defensivos agrícolas no Estado de São Paulo e atuar operacionalmente, representando os associados perante os Órgãos Públicos e contribuindo no cumprimento da Legislação", explicou.