21 JUL 2022
Prefeitura dá início ao 2º grupo do Programa Famílias Fortes
Dona Solange e as filhas
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Assistência Social, começa nesta quinta-feira (21) a sua 2ª turma do Programa Famílias Fortes. Serão sete encontros semanais, das 18 horas às 20 horas, no CRAS São Marcos. Inicialmente, serão 10 famílias participantes. As demais turmas também já têm data definida para seu início. Terá um grupo que começará no dia 27 deste mês, no CRAS Figueiras, e outro no dia 2 de agosto, na EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca, no Reforma Agrária.

“Vamos levar o programa federal para outros bairros. O intuito é facilitar para as famílias que desejam participar, mas que, eventualmente, tenham dificuldades para se locomover”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, as demais turmas seguirão roteiro semelhante. “Serão sete encontros semanais, cada um num local adequado”, acrescentou o secretário. Conforme ele, a 3ª turma que será no CRAS Figueira, as reuniões acontecerão das 17 horas às 19 horas. “E o 4º grupo será das 16h30 até as 18h30”, acrescentou ele.

Mais reuniões
O Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Famílias, da Secretaria da Assistência Social, continua com reuniões de apresentação do programa a outros órgãos e entidades da cidade. A mais recente foi no dia 18, no Cras Central II, para explanação do programa. Participaram da reunião a supervisora do CRAS, Raquel C. Serranoni; a diretora Fabiana Lima Piccolo e coordenadora Dilce Costa.

O encontro no FEAV (Fórum das Entidades Assistenciais de Valinhos) aconteceu no dia 7 deste mês, visando novas parcerias para o programa. Participaram da reunião a presidente da entidade, Eliane C. Moneda Macari; a diretora Fabiana Lima Piccolo e coordenadora Dilce Costa.

No dia 6 deste mês foi a apresentação do último encontro para família que não pode comparecer no último dia do 1º Grupo do Programa Famílias Fortes, por motivos de saúde. “A família compareceu em todos os encontros, não tinha como finalizarmos o 1º grupo sem a participação desta família tão especial. O Programa Famílias Fortes foi tão importante na vida de Dona Solange, que pediu para participar novamente de outro grupo”, explicou o secretário.

Participaram deste encontro, realizado no Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, a dona Solange, com suas filhas, além da diretora Fabiana Lima Piccolo; a coordenadora Dilce Costa e a pedagoga Debora Silva Oliveira.

Em junho, finalizou a 1ª turma do Programa Famílias Fortes, que visa colaborar na estrutura de famílias com adolescentes entre 10 e 14 anos, com participação dos pais e dos filhos. O objetivo do programa é fortalecer os vínculos afetivos, por meio de atividades desenvolvidas com vídeos, produção de materiais, rodas de conversa e outros. O programa é do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos do Governo Federal.

Este trabalho rendeu à cidade o Selo Município Amigo da Família, uma vez que cumpriu todos os pré-requisitos em sua implantação. O adereço tem por finalidade fomentar a adoção de políticas públicas familiares pelos municípios brasileiros, para fortalecer os vínculos familiares em seu território, por meio do reconhecimento público dos municípios. Após setembro deste ano será definida uma data para a emissão do selo físico.

Serviço:
2º Grupo do Programa Famílias Fortes
Data: 21/07
Horário: 18 horas às 20 horas
Local: CRAS São Marcos - Rua João Previtale, 2168 - Jardim Alto da Colina.

3º Grupo do Programa Famílias Fortes
Data: 27/07
Horário: 17 horas às 19 horas
Local: CRAS Figueiras - Rua Abraão Martini, 51 - Jardim das Figueiras.

4º Grupo do Programa Famílias Fortes
Data: 02/08
Horário: 16h30 às 18h30
Local: EMEB Edina Aparecida Bampa da Fonseca - Rua Modesto Neves - Reforma Agrária.