26 JUL 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Pela primeira vez na história, Valinhos é homologada no Mapa do Turismo Brasileiro 2022
De forma inédita, Valinhos foi homologada no SISMAPA - Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro 2022 como Município reconhecido pelo Governo Federal como Turístico, dentro da região turística dos Circuitos das Frutas. É uma conquista inédita para a cidade, com reconhecimento nacional. Em pouco mais de 1 mês, é a 3ª vez que Valinhos é reconhecida de forma nacional, sendo as 2 anteriores com a conquista da melhor cidade do Brasil em Indicadores Sociais (pela consultoria Austing Rating e Revista Isto É) e 3ª do Brasil em Sustentabilidade, pelo ranking do Instituto Cidades Sustentáveis. A inclusão de Valinhos no Mapa do Turismo Brasileiro é mais um item cumprido do plano de governo da Prefeita Capitã Lucimara, nos investimentos em turismo, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Valinhos. O sistema foi criado pelo Ministério do Turismo para o desenvolvimento de políticas públicas nas regiões turísticas do país.

“Esse certificado é importante para nossa cidade, porque faz com que o município seja reconhecido no Mapa Turístico e isso traz mais investimentos para o turismo de Valinhos, que é conhecida como a Capital do Figo Roxo, inclusive, e promove a tradicional Festa do Figo e Expogoiaba. Estamos preparando para o próximo ano a primeira festa após dois anos de pandemia, então estamos colocando todo o nosso carinho, empenho e temos muita expectativa para esse retorno tão esperado na cidade”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Assim como Valinhos, apenas os municípios que se enquadram nos critérios podem participar do Mapa Turístico, como: comprovar a existência de órgão ou entidade municipal responsável pela pasta de turismo; comprovar a existência de dotação orçamentária destinada ao turismo e Quadro de Detalhamento de Despesa - QDD vigentes; possuir, no mínimo, um prestador de serviço turístico, de cadastro obrigatório no Ministério do Turismo, em situação regular no Sistema de Cadastro - CADASTUR; e comprovar a existência de conselho ou fórum municipal de Turismo ativo.

“Foi um longo e árduo trabalho para que a cidade fosse homologada no Mapa Turístico Brasileiro. Valinhos faz parte do Circuito das Frutas, ao lado de Atibaia, Indaiatuba, Itatiba, Itupeva, Jarinu, Jundiaí, Louveira, Morungaba e Vinhedo”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Entre os principais pontos turísticos de Valinhos, estão o Parque Municipal de Feiras e Exposições Monsenhor Bruno Nardini (Parque da Festa do Figo), Fonte Sônia, Fonte Santa Tereza, Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna (CLT), Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC) e diversas propriedades agrícolas. Todos os pontos podem ser conferidos no site da Prefeitura de Valinhos, através do link (https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/turismo/9).

"Integrar Valinhos no Mapa do Turismo Nacional é um importante passo para o desenvolvimento do turismo no município. O objetivo agora é mapear as empresas e prestadores de serviços que atuam de forma direta ou indireta com a atividade turística. Assim poderemos fazer de forma mais assertiva a gestão e o planejamento de ações para fomentar o desenvolvimento no setor de turismo, e também estimular a economia no município", afirmou Nicholas Grahan Jesus, assessor da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação.

Local: Valinhos