27 JUL 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Grupo de teatro da Terceira Idade da Prefeitura de Valinhos terá mais uma apresentação na cidade
O grupo de teatro do Centro de Convivência do Idoso (CCI), vinculado à Secretaria da Assistência Social da Prefeitura de Valinhos, fará mais uma apresentação na cidade, com a peça O casamento caipira da 3º Idade, que estreou na Festa Junina do Arraiá do CCI, no dia 30 de junho. Será no dia 31 deste mês (domingo), às 19h30, na Paróquia de Sant’Ana.

O grupo de teatro é uma parceria com a Secretaria da Cultura. “O grupo fez tanto sucesso que acabaram convidados para outras apresentações. Só quem viu as interpretações dos atores na Festa Junina, no casório, entendem os convites. A peça e os atores, todos da 3ª Idade, são ótimos”, elogiou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

“O texto da peça é do Pio (Alfredo Ribeiro, professor do grupo). Recentemente, em parceria com Mário Fárci, conquistou o 1º prêmio do Concurso Literário Nacional, da cidade de Manaus (AM), com outra peça infanto-juvenil ‘Cadê o Arco-Íris que Estava Aqui?’, na categoria  Álvaro Braga”, acrescentou o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva.

Segundo Alfredo Ribeiro, o Pio, a peça tem a intenção de remeter o público à época dos circos, quando os textos eram recheados de momentos hilários, apoiados no humor puro e sem apelações. “Eram muito explorados para a diversão da plateia, sem faltar, é claro, as pitadas sarcásticas e comuns a toda trama, que reserva ao público sempre uma boa surpresa”, explicou Pio. A ideia central é um casamento, com cinco atores em palco.

O teatro auxilia o bom desempenho da memória, na leitura, nos exercícios de respiração, na colocação de voz e expressão corporal, de forma leve e descontraída. Este conjunto de quesitos contribuem com uma melhor qualidade de vida e colaboração mútua, já que o teatro é um trabalho essencialmente de equipe.

Retorno das atividades
Após a estreia da peça, o grupo foi convidado ainda para uma 2ª apresentação, que ocorreu na Festa Junina do Centro Cultural Vicente Musselli, no dia 2 deste mês (sábado).

O grupo de teatro, assim como as demais atividades do CCI, tem reinício das aulas no dia 1º de agosto (próxima segunda-feira).

Interessados em alguma atividade, basta comparecer ao Centro de Convivência do Idoso Roque Palácio, na Rua Campos Salles, 49 – Centro. Ou pelo telefone (19) 3869-2013.

Elenco:
Maria de L. B. Basilio – Noiva (Juma da Berada)
Suzilei  Ap. Fioravanti - Pai da Noiva (Imeio da Berada)
Lorivaldo Cursino de Souza - Noivo (Putin Cracatóvsk de Oliveira)
Salete AP. F. de Andrade - Padre (Valdemar)
Maroly Alves de Souza - 2ª Noiva (Anita Periquita)
Ivete P. Bernardes – Ponto auxiliar