28 JUL 2022
GABINETE DA PREFEITA
Prefeita Capitã Lucimara assina convênio para enfrentamento à violência contra mulheres com deficiência
Foto Noticia Principal Grande
Na foto, a prefeita Capitã Lucimara (esq.), ao centro a secretária estadual Aracélia e a vereadora Simone Bellini (dir.)
Com a presença da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa, a prefeita Capitã Lucimara assinou nesta quinta-feira (28) o convênio com o Programa TODAS in-Rede, do Estado de São Paulo. “É um marco para o empoderamento e independência das mulheres com deficiência de Valinhos”, discursou a prefeita, que agradeceu a iniciativa da vereadora Simone Bellini em unir forças para a vinda do convênio, juntamente com a Secretaria de Assistência Social. Após a assinatura do convênio, a secretária estadual anunciou ainda duas vans adaptadas e um playground para a cidade, via Programa Cidade Acessível.

Na cidade, existem aproximadamente 4 mil mulheres com deficiência. A assinatura do convênio aconteceu no salão social do Fundo Social de Solidariedade (FSS), que estava lotado, principalmente de mulheres. Em seu discurso, a prefeita lembrou seu início de carreira na Polícia Militar (PM), com distinção de sexo para designação de funções e a luta feminina constante para mudanças. “O programa se soma às ações constantes que temos feito na cidade, alinhado ao nosso plano de governo”, acrescentou a prefeita.

Nesta gestão, Valinhos deu voz ativa à Coordenadoria Especial de Políticas para Mulheres (CEPM), criou o projeto Guardiã Maria da Penha, da GCM, aderiu ao Programa Acolhe, uma parceria com o Instituto Avon, entre tantas outras iniciativas, visando ao bem-estar, enfrentamento da violência e empoderamento de mulheres. “Temos um compromisso social e coletivo em colocar ações e propostas que possam garantir o bem-estar, os direitos individuais, os avanços e conquistas para que todos passam ter acesso à qualidade de vida”, afirmou a prefeita.

Já a secretária do Estado, Aracélia apresentou o programa, que prevê cursos presenciais e on-line, campanhas, rede virtual, redes de apoio e outros benefícios para incentivar e favorecer ao desenvolvimento das mulheres com deficiência, incluindo ações de empreendedorismo. Em sua apresentação, com base em dados de 2021 da Fipe (Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas), a secretária apontou que em Valinhos há 6% do total de habitantes com algum tipo de deficiência, destes 4 mil são mulheres.

Para ela, Valinhos já ter outros programas voltados para a mulher que facilita, e muito, ao desenvolvimento do trabalho do TODAS in-Rede. “É muito bom saber que Valinhos já tem esta preocupação, este olhar para a mulher. Com este programa será um olhar específico, porque a mulher deficiente tem dupla vulnerabilidade: ser mulher e ser deficiente”, afirmou Aracélia, que lembrou que a deficiência não está ligada somente ao nascimento, mas que na 3ª Idade muitos apresentam redução de mobilidade.

Já a vereadora Simone Bellini, que trouxe o programa para a cidade, reforçou a igualdade do ser humano. “Somos todos iguais. É importante ressaltar a abertura que a prefeita tem dado para que seja implementado novos programas, que colaboram para o desenvolvimento do ser humano. No caso da mulher, muitas deficiências vieram pela violência. Queremos que estas mulheres venham somar conosco”, afirmou a vereadora.

O secretário de Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, se mostrou bastante confortável no meio de tantas mulheres, principalmente por sua visão ampla sobre o assunto, ressaltando a importância do programa para o município, que somará com outros que sua Pasta abriga. “Estamos falando do empoderamento feminino, mas principalmente de mulheres com deficiência. As mulheres são capazes, independentemente de problema ou circunstância”, enalteceu o secretário, que lembrou que a Capitã Lucimara é a primeira prefeita mulher da cidade de Valinhos e a única entre as 20 cidades da região de Campinas.

A presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos, Cláudia Regina de Melo Malchert, afirmou estar muito satisfeita com a assinatura do convênio. “A assinatura é um passo importante para que o deficiente passe a ser visto, apesar da existência do Estatuto da Pessoa com Deficiência (Lei 13.146/2015). É importante falar da mulher, mas é preciso se estende a todos. O ser humano precisa ser visto de uma forma global”, explicou a presidente.

Estiveram presentes no evento a secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, a responsável pela Coordenadoria Especial de Políticas para Mulher, Marilene dos Santos, a vice-presidente do Conselho Municipal, Lucimara Esteves, os vereadores Alexandre Japa, Cris Briani e Thiago Samasso, além da vereadora Simone Bellini. Esteve presente ainda a assessora técnica estadual do programa, Caroline Reis, que tem cegueira total congênita e fará o acompanhamento do TODAS in-Rede.