02 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Valinhos sedia Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Agemcamp
Na manhã desta terça-feira (2), Valinhos sediou a reunião da Câmara Temática de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia e Inovação da Agemcamp (Agência Metropolitana de Campinas), que acontece mensalmente, tendo como tema desta vez “Tecnologia e Inovação no Desenvolvimento Econômico”. O encontro aconteceu no hotel Blue Tree Towers e estiveram presentes o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação da Prefeitura de Valinhos, Rafael Agostinho, o diretor técnico da Agemcamp, Roverson Cardoso, além dos secretários da pasta dos municípios que compõem a região.

“A pauta da Câmara Temática deste mês é muito pertinente para o momento. Estamos, já há algum tempo, batendo na tecla de que a tecnologia é essencial para o desenvolvimento da cidade, em todas as áreas. Por isso, investimos mais de R$ 10 milhões em equipamentos digitais, que trouxe para as secretarias municipais 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes. É uma continuação do programa Valinhos Mais Conectada, que iniciamos em 2021, com a implantação de fibra ótica e internet de alta velocidade em 100% dos prédios públicos em funcionamento, com ênfase em todas as Unidades de Saúde e todas as Escolas Municipais. Agora, com os computadores e notebooks, junto a uma internet de qualidade, será possível colocar em prática todo o planejamento feito para melhorias na prestação do serviço público”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara, que também ressaltou o quanto a tecnologia é fundamental para o desenvolvimento econômico e geração de emprego e renda.

Durante o encontro, os secretários conheceram o trabalho desenvolvido pela empresa Torus Consulting, que presta consultoria na área de tecnologia e inovação para empresas dos setores público e privado. A apresentação foi feita pelos sócios Matias Arango e Bruno Freitas. Segundo eles, economia criativa, trabalhabilidade e economia verde são os fatores principais da tecnologia no Desenvolvimento Econômico e que se faz necessário focar e apostar neste momento.

“Realmente, em um mundo movido por tecnologia, trazer esta ferramenta para o nosso setor só promove benefícios para o desenvolvimento da cidade como um todo. Estamos nos alinhando a isso, pensando em um futuro inovador e de mais oportunidades para Valinhos”, comentou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Também foi tratado sobre o projeto RMC Empreendedora da Agemcamp, que abrange a Casa do Empreendedor. “Já estamos com o projeto definido e daremos o ponta pé inicial hoje. Ele vai trazer o empreendedorismo para nossa região, onde vamos falar muito sobre tecnologia e inovação. Vamos falar muito sobre a Tecnologia do 5G”, explicou o diretor técnico da Agemcamp, Roverson Cardoso.

A Agemcamp é uma autarquia estadual, vinculada a Secretaria de Desenvolvimento Regional. Entre suas principais atribuições estão a fiscalização das execuções das leis que dispõem sobre a região metropolitana e aplicação das respectivas sanções, estabelecendo metas, planos, programas e projetos de interesse comum, bem como fiscalizar e avaliar sua execução.

Local: Valinhos