03 AGO 2022
Novo laboratório da UPA já realizou mais de 13.400 exames clínicos em Valinhos
O novo laboratório de exames clínicos instalado na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) pela Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, já realizou 13.436 exames e atendeu a 2.064 pacientes na cidade, desde o início de seu funcionamento, no final do mês de junho.

“Os números refletem a rapidez no atendimento dos pacientes, sempre com muita qualidade e respeito. Antes os morados ficavam horas ou até mesmo o dia inteiro esperando pelos resultados dos exames para poderem finalizar o atendimento. Agora, isso não acontece mais, o que nos mostra que atingimos nossa meta”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Geralmente, os pacientes são liberados da unidade, já com os exames em mãos, com uma média de 1 hora após a entrada, podendo ser até em 40 minutos dependendo do exame, o que representa redução de 75% no tempo de espera. Antes, quando a análise era feita em laboratório externo, a obtenção dos resultados demorava cerca de 4 horas.

Para o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, a agilidade na obtenção dos resultados dos exames auxilia o município neste período de aumento na procura por atendimentos. “Os atendimentos na área da saúde aumentaram de forma geral na cidade após o período mais crítico da pandemia de Covid-19. Com este aumento de demanda, é necessário que o atendimento seja ágil e eficaz, o que está sendo possível agora com o laboratório interno”, comentou.

O laboratório realiza exames de diversos tipos, como gasometria, hemograma, urina, bioquímica em geral, dímero, troponina quantitativa, coagulação, entre outros.

Local: Valinhos