Devido a celebração do Dia de Finados, no próximo dia 2 de novembro, a administração do Cemitério Municipal 'São João Batista' informou que espera receber perto de 15 mil pessoas entre o próximo dia 1, sexta-feira, a 3 de novembro, domingo, para reverência as cerca de 9 mil pessoas sepultadas no local. O local estará aberta das 6 às 18 horas.
Segundo a administração do cemitério, todas as medidas foram tomadas pela Prefeitura para atender bem os visitantes. "Com a chegada do Finados o trabalho de limpeza do cemitério se intensifica a fim de deixar o local ainda mais limpo e conservado para receber as pessoas da cidade e da região que farão homenagens aos seus entes queridos nesta data tão importante", explica o secretário de Obras e Serviços Públicos, Abraão Michelon.
Para localizar sepulturas, as podem consultar de forma on line o site http://200.205.63.90:9081/smarapd/loginWeb.jsp?execobj=IXPW00100 ou procurar o serviço de informação do cemitério e apresentar o nome completo da pessoa sepultada. A administração do cemitério funcionará das 7 às 17 horas.
Medidas de segurança - Guardas Municipais e fiscais de trânsito permanecerão nas imediações para garantir a segurança dos visitantes. Agentes da Secretaria da Fazenda fiscalizarão o comércio ambulante, que só será permitido para cadastrados.
Com relação às flores, a orientação é para evitar o acúmulo de água parada nos vasos de flores e assim prevenir a dengue, como retirar o plástico que os envolve e perfurar jardineiras e vasos fixos.
No dia de Finados, na Capela da Ressurreição do cemitério haverá missas às 7h00 com o padre Dalmírio Amaral da Matriz de São Sebastião, às 9h00 com o padre João Augusto Pezzuto da Matriz de São Cristóvão e às 16 horas com o padre Rogério Canciam da Paróquia Beato José de Anchieta.
História - O Dia de Finados é comemorado pela Igreja Católica no dia 02 de novembro, logo após o dia de Todos os Santos. Os falecidos eram lembrados desde o século II, quando os cristãos visitavam os túmulos dos mártires para rezar pelos que haviam morrido. No século V, a igreja dedicava um dia do ano para rezar por aqueles que ninguém rezava ou lembrava, os falecidos. Em 998, o abade de Cluny, Santo Odilon pedia aos monges que orassem pelos mortos.
Desde o século XI os Papas Silvestre II (1009), João XVII (1009) e Leão IX (1015) obrigam a comunidade a dedicar um dia aos mortos. No século XIII esse dia passou a ser comemorado em dois de novembro, devido o dia primeiro do mesmo mês ser a festa de Todos os Santos. O dia de Finados é comemorado com missas e festividades em homenagem aos mortos, onde são lembrados pela família. (fonte: Brasil Escola).