04 AGO 2022
SAÚDE
Prefeitura realiza capacitação para as Instituições de Longa Permanência de Internação de Valinhos
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde e do Departamento de Vigilância em Saúde, realizou nessa quarta-feira (3), a capacitação dos profissionais de saúde das Instituições de Longa Permanência de Internação (ILPI) da cidade, sobre os casos e surtos de Covid-19 nas casas de repouso, utilizando como material os últimos protocolos federais e estaduais referentes a doença em instituições como essas.

“Estamos com a Vigilância ativa em Valinhos. Essa comunicação da Prefeitura com as instituições de longa permanecia do município é muito importante. Estamos realizando o monitoramento e a capacitação desses locais e seus profissionais, visando a saúde, segurança e proteção do público idoso”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, explica a importância desta ação. “Os procedimentos e protocolos devem ser sempre atualizados, visto que a doença muda frequentemente. É preciso levar em consideração que, infelizmente, neste ano já ocorreram 65 óbitos, sendo a maioria de pacientes idosos”, comentou.

Na capacitação foi feita a atualização do cenário epidemiológico da Covid-19 na cidade, realizado pela Vigilância Epidemiológica, no qual ficou evidenciado que em 2022 já foram contabilizados mais casos positivos do que no ano de 2021 inteiro. Também foi abordado o fluxo de monitoramento dos casos nas instituições, utilização de testes rápidos para diagnóstico precoce e isolamento precoce, quebrando a cadeia de transmissão do vírus.

A Vigilância Epidemiológica ainda explicou sobre a doença, os sintomas e vias de transmissão. As medidas preventivas sanitárias em instituições de longa permanência foram abordadas pela Vigilância Sanitária, enquanto a segurança dos idosos e funcionários foi tratado pela Divisão de Saúde do Trabalhador.

Local: Valinhos