04 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Inspetores da Guarda Civil Municipal passam por aperfeiçoamento conjunto em Indaiatuba

Os inspetores da Guarda Civil Municipal de Valinhos estão passando por um curso de aperfeiçoamento junto à Guarda Civil de Indaiatuba voltado para agentes graduados e oficiais, que teve início no final de julho e vai até o próximo dia 15 deste mês. Os temas das atividades são variados e vão desde comunicação e expressão, gestão de pessoas e legislação até assuntos operacionais como Procedimento Operacional Padrão nas ocorrências, armamentos e munições e sistema eletrônico de dados.

"Temos uma grande parceria com a Prefeitura e Guarda Civil de Indaiatuba e destinamos nossos inspetores para receber aperfeiçoamento de assuntos importantes para o trabalho de segurança pública, e na sequência também vamos transmitir essa atualização aos subinspetores e guardas civis municipais em geral. Quem ganha é a população que receberá um atendimento cada vez melhor quando precisar", salientou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Os inspetores GCM Cleide e Luiz estiveram essa semana no curso, que está sendo promovido pela Divisão de Ensino e Treinamento da Guarda Civil de Indaiatuba, onde parte dos temas abordados em sala de aula foi ética profissional na área de segurança pública. "O comprometimento social e com as pessoas é algo que deve estar inerente na nossa profissão como garantidora da segurança, e acho importante a gente sempre relembrar este assunto pois é a ética que garante que vamos defender os direitos das vítimas", destacou a inspetora GCM Cleide.

O comandante da Guarda Civil Municipal de Valinhos, Aparecido Ignácio, ressaltou que é importante para a corporação se manter atualizada de temas inerentes e constantes para benefício da segurança pública, e essa parceria com cidades da região aproxima os agentes em prol do aperfeiçoamento individual dos agentes. "Em outras ocasiões também já oferecemos cursos e treinamentos para outras instituições, e em breve, quando nossa sala de instrução estiver reformada, estaremos de portas abertas para receber nossos parceiros regionais", disse o comandante.

Por sua vez, o secretário de Segurança Pública e Cidadania da Prefeitura de Valinhos, Osmir Cruz, apontou que Valinhos sempre se mostrou solicita em ajudar outras cidades e corporações, seja com aprimoramento de canis, expertise em aquisição de armamentos, treinamentos teóricos e outros pontos. "Em breve, quando tivermos nosso Centro de Operações e Inteligência em pleno funcionamento, com certeza outras cidades virão conhecer nossa estrutura de inteligência, e essa troca de experiências que fortalece a segurança pública é primordial para segurança do cidadão em todos os cantos", informou Cruz, que aproveitou para agradecer o acolhimento da Guarda Civil de Indaiatuba no aperfeiçoamento aos agentes de Valinhos.