04 AGO 2022
SAÚDE
Para agilizar marcação de consultas e implantação do prontuário eletrônico, Prefeitura de Valinhos instala novos computadores na UBS Vila Itália
Dando sequência no plano de investimentos em tecnologia, dentro do Programa Valinhos Mais Conectada e Paciente em Primeiro lugar, a Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Saúde e de Tecnologia e Qualidade, iniciou na quarta-feira (3), a instalação dos novos computadores nas Unidades Básicas de Saúde, começando pela UBS Vila Itália. Com os novos equipamentos, será possível a implantação, de forma efetiva e completa, do prontuário eletrônico com informações de todos os pacientes atendidos em todas as unidades de saúde da cidade, já que o sistema não era utilizado de forma plena e correta. Além disso, o objetivo principal é acabar com as filas para agendamento de consultas nas UBS´s. A implantação dos novos computadores já havia sido iniciada semana passada pela UPA e UPINHA.

“Com um sistema informatizado como o prontuário eletrônico, computadores novos e capacitação dos servidores, será possível, em alguns meses, acabar com a fila para agendamento de consultas nas unidades de saúde de Valinhos. Essa é a nossa principal meta na área da saúde através do programa Paciente em Primeiro Lugar, e isso só é possível por conta da implantação de fibra ótica e internet de alta velocidade em 100% dos prédios públicos em funcionamento em 2021, 1ª fase do programa Valinhos Mais Conectada”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O prontuário eletrônico, de forma plena, vai permitir acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico. Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis para consulta do profissional na hora do atendimento.  Ainda, será possível a Saúde ter acesso a dados que transformam em indicadores importantes para análises da demanda e planejamento de ações para ampliar, de forma plena, o atendimento e vencer, assim, os desafios da área da Saúde na cidade.

“Agora, com os equipamentos necessários e o prontuário eletrônico, as consultas e demais atendimentos médicos ficarão mais completas, ágeis e com maior segurança, mantendo toda a privacidade de dados, como deve ser. Todos os consultórios médicos terão um computador para serem utilizados pelos profissionais na hora do atendimento ao paciente”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

De acordo com o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros, a próxima UBS a receber os computadores é a do bairro Frutal. Em julho, os equipamentos já foram instalados na UPA (Unidade de Pronto Atendimento) e Upinha (Unidade de Atendimento Pediátrico, Ginecológico e Obstétrico).

Os equipamentos foram adquiridos através de um investimento de R$ 10 milhões, que totalizam 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção). Do total, 360 computadores e 23 notebooks são destinados à Secretaria da Saúde.

Local: Valinhos