05 AGO 2022
SAÚDE
Além dos 100% de medicamentos homologados que aguardam entrega, Prefeitura de Valinhos anuncia mais 11 novos tipos medicamentos padronizados na cesta municipal
Nesta sexta-feira (5), Dia Nacional da Saúde e Dia Nacional da Farmácia, a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, anuncia mais um investimento importante na área da Saúde, com a inclusão de 11 novos itens à lista de medicamentos padronizados da cesta municipal. Agora, o município passa a oferecer 180 medicamentos de forma gratuita nas farmácias da rede pública de saúde. Nesta semana, a Prefeitura concluiu e homologou a compra de 100% dos medicamentos faltantes da cesta de padronizados (cerca de 60 tipos), já incluindo no processo os novos, e agora aguarda os procedimentos técnicos para a entrega por parte dos laboratórios.

“É importante destacar que mesmo com a falta, temos trabalhado com a maioria dos medicamentos da cesta municipal em estoque e nas farmácias, cerca de 70% do total, atendendo uma média mensal de 20 mil receitas neste ano, enquanto em julho de 2019 foram 6.200 receitas, ou seja, aumento de 222% na demanda. Como é de conhecimento de todos, nós enfrentamos fatores externos que impediram a compra dos medicamentos faltantes. Fizemos várias tentativas de licitação, mas todas esbarraram nos problemas que a pandemia trouxe, falta de insumos nacional e a guerra na Ucrânia. Felizmente, conseguimos concluir este processo e agora aguardamos a entrega, que além dos medicamentos faltantes, inclui também 11 novos medicamentos que entraram na cesta, sempre com o intuito de oferecer a maior quantidade possível de remédios de forma gratuita para nossos cidadãos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com a Secretaria da Saúde, os 11 novos medicamentos são: Amoxilina + Clavulanato 50mg + 12,5mg Suspensão oral; Pirimetamina 25mg; Retinol Vita 50.000 UI Gotas; Óleo AGE; Sulfadiatina de Prata; Vasfarina Sódica 5mg; Ivermectina 6mg; Amoxilina + Clavulanato Comprimido; Finasterida 5mg; Maleato de doxazosina 2mg e Vitamina D 5.000UI Comprimido.

“Com certeza é um avanço na área da Saúde, visto que a população terá acesso a uma quantidade maior de tipos de remédios, que em breve estarão nas prateleiras das farmácias. Com a entrada desses novos itens, a cesta de medicamentos padronizados de responsabilidade da Prefeitura passa a ser composta por 180 medicamentos, que são fornecidos nas Unidades Básicas de Saúde. Além dos padronizados, distribuímos também os remédios de alto custo, que são de gestão e responsabilidade do Governo do Estado de São Paulo”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Local: Valinhos