09 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeita Capitã Lucimara anuncia segunda turma de técnicas de defesa pessoal para mulheres

Após o grande sucesso da primeira turma das aulas de técnicas de defesa pessoal gratuitas para mulheres oferecidas pela Prefeitura de Valinhos, a prefeita Capitã Lucimara Godoy informou nesta terça-feira, dia 9, que o segundo grupo terá início em setembro, dia 14, e que na próxima semana será divulgado como as interessadas devem se inscrever. Requisito importante é ter boa saúde e poder participar das atividades nas manhãs de quarta-feira, dia da semana que as aulas serão ministradas. A iniciativa deste movimento em prol da prevenção da violência contra a mulher partiu da prefeita Capitã Lucimara em oferecer mecanismos voltados para o bem estar do público feminino dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha.

"Com muita satisfação que anuncio a formação da segunda turma para transmitir técnicas de defesa pessoal de forma gratuita para moradoras de Valinhos. Este projeto, que começou de forma modesta, já ganhou notoriedade regional e até estadual, com grande destaque na mídia e redes sociais, e queremos aos poucos expandi-lo para que cada vez mais mulheres se sintam encorajadas e preparadas a enfrentar situações de risco no dia a dia", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

O secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, explicou que na próxima semana será informado o meio que as inscrições serão abertas, para que seja oferecida oportunidade para o maior número de mulheres interessadas. "Estamos anunciando antecipadamente a formação de uma nova turma para que as mulheres interessadas fiquem atentas, pois sabemos que a procura é grande e temos restrições logísticas para atender todo mundo", explicou Cruz.

Em maio, de forma inédita em Valinhos, teve início a primeira turma de aulas de defesa pessoal para mulheres promovida pela Secretaria de Segurança Pública e Cidadania e Guarda Civil Municipal, ensinando técnicas de evasão, saídas de agarramento e esganadura e movimentos circulares exclusivamente para mulheres, para que estejam preparadas para enfrentar situações de risco de agressões. Durante oito eventos, sempre às quartas-feiras, 18 mulheres aprenderam com o subcomandante GCM Leandro e a subinspetora GCM Mara como agir em situações adversas seja em casa ou na rua. No último dia 3, o grupo recebeu certificado de participação na última aula.

"É importante reforçar que não estamos incentivando a violência com essa iniciativa. Queremos conscientizar as mulheres da importância de estar preparada para se defender em situações de perigo, ou seja, queremos proporcionar às interessadas condições mínimas de defesa para ela e sua família em qualquer lugar que ocorra", explicou a prefeita Capitã Lucimara, que está dando amplo desenvolvimento de ações para proteção da mulher e suas famílias nas diversas secretarias municipais do seu governo.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, acrescentou que a corporação está cada vez mais se qualificando para enfrentar questões de violência contemporâneas, e a violência contra a mulher é uma preocupação particular da segurança pública em Valinhos. "Apesar de não afetar a sociedade de forma global como os crimes de roubo e furto, a violência doméstica é algo que gradativamente destrói famílias e contribuem, no futuro, para que indivíduos partam para o crime", destacou.

Para a subinspetora GCM Rose, coordenadora do Projeto Guardiã Maria da Penha, a formação da segunda turma é o resultado da seriedade do trabalho que está sendo feito em torno do assunto. "É com muito prazer que estamos dando continuidade nesse projeto, esperamos com grande expectativa essa nova turma".