10 AGO 2022
Valinhos confirma 1º caso da Varíola dos macacos (Monkeypox)
A divisão de Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Saúde da Prefeitura de Valinhos confirmou, na tarde desta terça-feira, dia 9, o 1º diagnóstico positivo, em teste confirmado pelo Adolfo Lutz, da Varíola dos macacos (Monkeypox).

O paciente é um homem, de 24 anos, sem comorbidades, que passa bem, somente com lesões na pele, sem sintomas, com monitoramento pela Vigilância e em isolamento domiciliar. Os contactantes, familiares, também estão em monitoramento, porém não apresentam sintomas até o momento.

A Saúde de Valinhos reforça a importância do diagnóstico precoce, como forma, ao mesmo tempo, dos cuidados com o paciente e, sobretudo, a interrupção da cadeia de transmissão, com foco na saúde e segurança de todos.

Ainda, a Saúde de Valinhos reforça que, embora o termo seja Varíola dos macacos, a transmissão é entre humanos e não envolve macacos.
Importante destacar, também, o correto procedimento adotado pela paciente, em procurar de imediato o serviço de Saúde e seguir as diretrizes determinadas em protocolo.

Há na cidade outros 4 casos suspeitos, que passaram pelos serviços de Saúde, estão em monitoramento e aguardam resultado do Adolfo Lutz.

A Saúde de Valinhos participou de diversas capacitações sobre o tema, de forma a preparar os profissionais para as ações e protocolos necessários.

Informações do Ministério da Saúde sobre sintomas:

Os sinais e sintomas, em geral, incluem:
•    Erupções cutânea ou lesões de pele
•    Adenomegalia - Linfonodos inchados (ínguas)
•    Febre
•    Dores no corpo
•    Dor de cabeça
•    Calafrio
•    Fraqueza

O intervalo de tempo entre o primeiro contato com o vírus até o início dos sinais e sintomas da monkeypox (período de incubação) é tipicamente de 3 a 16 dias, mas pode chegar a 21 dias. Após a manifestação de sintomas como erupções na pele, o período em que as crostas desaparecem, a pessoa doente deixa de transmitir o vírus a outras pessoas. As erupções na pele geralmente começam dentro de um a três dias após o início da febre, mas às vezes, podem aparecer antes da febre. As lesões podem ser planas ou levemente elevadas, preenchidas com líquido claro ou amarelado, podendo formar crostas, que secam e caem. O número de lesões em uma pessoa pode variar de algumas a milhares de lesões. As erupções tendem a se concentrar no rosto, na palma das mãos e planta dos pés, mas podem ocorrer em qualquer parte do corpo, inclusive na boca, olhos, órgãos genitais e no ânus.

Transmissão:
A principal forma de transmissão da monkeypox ocorre por meio do contato direto pessoa a pessoa (pele, secreções) e exposição próxima e prolongada com gotículas e outras secreções respiratórias.

A infecção também pode ocorrer no contato com objetos recentemente contaminados, como roupas, toalhas, roupas de cama, ou objetos como utensílios e pratos, que foram contaminados com o vírus pelo contato com uma pessoa doente.

Já a transmissão por meio de gotículas, normalmente, requer contato próximo prolongado entre o paciente infectado e outras pessoas, o que torna trabalhadores da saúde, familiares e parceiros íntimos, pessoas com maior risco de infecção.

Uma pessoa pode transmitir a doença desde o momento em que os sintomas começam até a erupção ter cicatrizado completamente e uma nova camada de pele se formar. A doença geralmente evolui para quadros leves e moderados e pode durar de 2 a 4 semanas.
Local: Valinhos