17 AGO 2022
CULTURA
Centro Cultural Vicente Musselli de Valinhos recebe certificado da Escola Nacional do Ballet De Cuba
O Centro Cultural Vicente Musselli, importante espaço cultural da Prefeitura de Valinhos, coordenado pela Secretaria da Cultura, que oferece gratuitamente a diversas atividades artísticas à população, recebeu na última semana o certificado de licenciamento de representante no Brasil da Escola Nacional do Ballet de Cuba – ENBC/BR, por ter alcançado todos os objetivos do programa de implantação da metodologia do ensino. A licença foi entregue pela senhora Paula Castro, representante da entidade no Brasil.

“Em nosso plano de Governo, determinei que a área cultural seja, de fato, um pilar importante para o desenvolvimento humano e a valorização dos nossos talentos e artistas culturais, inclusive com a integração de Educação e Cultura. O Centro Cultural Vicente Musselli oferece gratuitamente diversas modalidades culturais para nossa população, entre elas está o ballet clássico que por onde passa deixa sua marca e nos enche de orgulho. Este certificado é um importante reconhecimento para o desenvolvimento dos nossos professores e bailarinos”, ressaltou a prefeita Capitã Lucimara.

Acompanharam a entrega do certificado o secretário da Cultura, Ricardo Vale e a equipe do Centro Cultural composta pela diretora de Cultura, Alessandra Buffa, a professora de Ballet Clássico, Brunella Squarisi, a Coordenadora do Ballet Clássico, Denise Fogaça e também o coordenador de Dança, Leonardo Cunha. O Método de Ensino de Ballet Clássico da Escola Nacional de Ballet de Cuba representado pela Escola de Ballet Paula Castro vem sendo aplicado no Centro Cultural desde 2015. O certificado autoriza e oficializa o espaço a aplicar a metodologia cubana para a população de Valinhos.

“Receber esta certificação é extremamente importante para nós pois a cada passo que damos no desenvolvimento do Centro Cultural, avançamos na oferta da Cultura para o nosso município”, afirmou o secretário da Cultura, Ricardo do Vale.

Além da visita da representante da ENBC/BR, houve ainda uma reunião com as professores de Ballet Clássico para o planejamento dos exames anuais dos 200 alunos da modalidade do Centro cultural, que se realizará em outubro deste ano, avaliação do trabalho realizado, bem como a evolução dos bailarinos.

Nos próximos dias, o espaço receberá a presença de outras representantes da ENBC para suporte técnico e capacitação da equipe para os próximos projetos.

Ballet Paula Castro

Escola inaugurada há 43 anos, em 1981 recebeu chancela da Secretaria de Educação do Estado de São Paulo como estabelecimento apto a lecionar artes corporais e já foi eleita a melhor escola de ballet brasileira.

É representante oficial da Escuela Nacional de Ballet de la República de Cuba (ENBC) no Brasil e hoje possui três unidades em São Paulo, além de cuidar das áreas de dança de grandes escolas regulares e Clubes de São Paulo.

Autor: Departamento de Comunicação Prefeitura de Valinhos
Local: Valinhos-SP