17 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Guarda Civil Municipal de Valinhos já tem metade da frota renovada com viaturas 0 km
A prefeita Capitã Lucimara Godoy confirmou, nesta quarta-feira, dia 17, que a Guarda Civil Municipal de Valinhos já recebeu cinco novas viaturas 0 km dos 10 veículos locados para continuar fortalecendo o patrulhamento e segurança da cidade. A frota da corporação é alugada, o que oferece economia aos cofres públicos, já que a municipalidade não precisa se preocupar com a frequente manutenção de veículos como acontecia no passado e deixava a segurança nos bairros vulnerável com os veículos parados.

"Com a constante alta dos valores de veículos e de peças de reposição no mercado automotivo, a locação de viaturas está se mostrando excelente para economia do dinheiro do contribuinte, e mais do que isso, conseguimos manter um atendimento de qualidade para a população quando pede ajuda a Guarda Civil Municipal, pois veículos novos oferecem mais segurança e agilidade às equipes e no seu deslocamento", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

A prefeita anunciou também que está para chegar para a Guarda Civil Municipal uma nova viatura para as equipes de ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), que é um veículo tático diferenciado voltado para operações e situações de mais complexidade. "Nossos agentes de ROMU são altamente preparados e treinados para situações de risco mais elevado, já usam armamentos mais potentes para defesa da população e agora terão um veículo mais robusto e resistente para deslocamentos mais rápidos”, disse.

Nesta semana a prefeita Capitã Lucimara Godoy também anunciou a compra de novas armas não letais e dispositivos de proteção individual para uso da Guarda Civil Municipal de Valinhos, gerando investimentos na ordem de R$ 52 mil. Foram adquiridos pistolas elétricas incapacitantes (conhecidas popularmente por armas de choque), coldres, spray de gás pimenta e capacetes balísticos. No ano passado e no começo deste ano, a prefeita já entregou dois lotes de equipamentos não letais para uso da corporação.

Esses investimentos, de acordo com o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz, se soma a vários outros implementados pela gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy como criação e construção do Centro de Operações e Inteligência (COI), central esta que está em construção e monitorará veículos e seus proprietários por meio de câmeras que estão sendo instaladas em pontos estratégicos da cidade, treinamentos teóricos e práticos dos agentes, e convocação dos candidatos aprovados no concurso público para ingressarem na corporação.

O comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, destacou que a corporação comemorará 40 anos de existência no ano que vem e está caminhando para ser uma das melhores do Estado de São Paulo. "Segundo o IBGE, Valinhos é uma das cerca de 22% das cidades brasileiras que possuem uma Guarda Municipal, e dentro dessa porcentagem, poucas possuem a estrutura que nós temos com equipes especializadas, armamentos modernos, treinamentos e componente humano qualificado. Receber investimentos como viaturas novas é o resultado da confiança que a população deposita em nós", finalizou o comandante.
Local: Valinhos