18 AGO 2022
SAÚDE
Com determinação da prefeita Capitã Lucimara, Saúde de Valinhos estabelece plano de ações para ampliar investimentos em Saúde Mental
Uma das metas prioritárias do governo da prefeita de Valinhos, Capitã Lucimara Godoy, na área da Saúde Mental, é a amplitude da divulgação das ações realizadas pelos profissionais de Saúde na área, investimentos para ampliar o atendimento aos pacientes valinhenses e estabelecer um fluxo adequado e eficiente para o resultado de qualidade no acolhimento e atendimento dos pacientes. Com este propósito em andamento, a prefeita Capitã Lucimara esteve nesta quarta-feira, dia 17, juntamente com o secretário de Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II Esperança, que atende pacientes com transtornos mentais severos pela rede municipal de saúde. No local, a prefeita fez questão de parabenizar os profissionais que lá atuam, pelo trabalho em andamento, além de ouvir as necessidades e desafios enfrentados nos atendimentos diários, de forma a intensificar a implantação de um plano de ações para ampliar os investimentos em Saúde Mental na cidade.

“Em nosso plano de governo, a Saúde Mental está entre as prioridades para a qualidade e eficiência de atendimento. Sobretudo após a Pandemia, sabemos o quanto a Saúde Mental se tornou, ainda mais, um ponto que necessita de mais investimentos, como temos trabalhado na cidade. Estamos projetando metas e ações que alinhem e aproximem as Unidades Básicas de Saúde dos atendimentos especializados na área de Saúde Mental, assim como também fluxos específicos para atendimento e acolhimento a pacientes atendidos na UPA e UPINHA, nos casos de urgência e emergência. Também trabalhamos para aproximar a Educação neste contexto, com planos e metas para acolhimento e atendimento de alunos na Educação Especial”, revelou a prefeita Capitã Lucimara.

Diretamente aos profissionais do local, a prefeita fez questão de ressaltar a seriedade e o profissionalismo com que a equipe tem atuado na cidade. “Vocês realizam aqui um trabalho com maestria, em atendimento às pessoas que procuram este serviço. Estão todos de parabéns. Percebo que vocês atuam com amor ao próximo, sempre prontos em oferecer um importante serviço de acolhimento. Estarei à disposição sempre que precisarem do nosso apoio para as demandas do setor", afirmou a prefeita Capitã Lucimara, lembrando que no próximo sábado, dia 21 de agosto, comemora-se o início da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência.

Os atendimentos no CAPS II Esperança, segundo Maraliza Siqueira, Coordenadora da Saúde Mental da Secretaria de Saúde de Valinhos, são destinados a acolher adultos com transtornos mentais severos, como pacientes com tentativa e ideação suicida, esquizofrenia e bipolaridade, por exemplo, estimulando sua integração social e familiar, apoiando-os em suas iniciativas na busca de autonomia através de equipe multidisciplinar. Busca integrar o paciente a um ambiente social e cultural concreto onde desenvolve sua vida cotidiana junto aos familiares.

“O acolhimento que as equipes da área da Saúde Mental de Valinhos realizam é extremamente importante para a cidade. Nós estamos aqui para oferecer todo o atendimento necessário para melhorar a qualidade de vida e de saúde daqueles que precisam”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

Serviço:
Centro de Atendimento Psicossocial - CAPS II Esperança