A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria de Assistência Social, e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência da cidade participaram na manhã desta quinta-feira (18) do Encontro de Inclusão e Acessibilidade, promovido pela Secretaria dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Governo de São Paulo. O encontro contou com a participação da primeira-dama do Estado, Luciana Garcia. A presidente do Conselho Municipal, Cláudia Regina Melo Melchert, também esteve presente.
“Temos trabalhado em pautas importantes na área de inclusão e acessibilidade. Em nosso governo, entre outras ações, por exemplo, implantamos a carteira de identificação da pessoa com Transtorno do Espectro Autista, efetivamos convênio com o programa TODAS in-Rede, como inclusão e valorização da mulher com deficiência, entre outras ações. Ainda, temos intensificado ações na área de Educação Especial nas escolas, bem como também investimentos na área da Saúde. É sempre positivo Valinhos ter representantes nestes encontros. A troca de informações é muito importante para a cidade na intensificação de novas políticas públicas, além de adaptar as possíveis experiências de outras cidades”, avaliou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.
O secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, também ressalta a importância da parceria com o Conselho Municipal. “De uma forma geral, os conselhos municipais são de extrema importância para uma boa administração. Especificamente, o dos Direitos da Pessoa com Deficiência é muito ativo”, enalteceu o secretário.
Segundo o secretário, a inclusão de todas as pessoas está diretamente ligada à acessibilidade. “É preciso dar condições para que as pessoas se sintam socialmente acolhidas e reconhecidas”, acrescentou.
Inclusão
No final de julho, a Prefeitura e o Conselho Municipal estiveram em evento na cidade, com a assinatura de adesão ao programa estadual TODAS in-Rede, voltada para mulheres com deficiência, vítimas de violência. O programa consiste no desenvolvimento de várias atividades, como participação em curso, redes sociais, acolhimento e outros, inclusive incentivo ao empreendedorismo de mulheres com deficiência.
O encontro aconteceu no Memorial da América Latina, em São Paulo.