19 AGO 2022
SAÚDE
Acontece neste sábado o Dia D da Campanha de Vacinação Contra a Poliomielite e Multivacinação, incluindo Covid-19, Gripe e Meningo C
O Dia D da Campanha Nacional de Vacinação Contra a Poliomielite e a Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente acontece neste sábado, 20 de agosto, nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) Paraíso, Vila Itália e Vila Santana, das 8h00 às 17h00. No mesmo horário, acontece também o mutirão de vacinação contra Covid-19, Gripe e Meningo C no prédio da Vigilância Epidemiológica/CEDIC-CTA. A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a importância da adesão da população às campanhas para aumentar a cobertura vacinal na cidade.

"É importante que os pais possam levar seus filhos para esta campanha de vacinação. Leve a carteirinha para que nossos profissionais de saúde, que vão estar à disposição, possam verificar quais vacinas devem ser aplicadas, como forma importante para a prevenção de doenças. Além deste sábado, nossas unidades de saúde estão abertas durante a semana, também, para a continuidade desta campanha", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O público-alvo para a Campanha Contra a Poliomielite são as crianças menores de cinco anos de idade, sendo que as crianças menores de um ano de idade deverão ser vacinadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, enquanto as crianças de um a quatro anos deverão ser vacinadas indiscriminadamente com a Vacina Oral Poliomielite (VOP), desde que já tenham recebido as três doses de Vacina Inativada Poliomielite (VIP) do esquema básico. As crianças menores de um ano de idade (até 11 meses e 29 dias) deverão ser vacinadas seletivamente conforme as indicações do Calendário Estadual de Vacinação, com a VIP.

Já o público alvo da Campanha de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação da Criança e do Adolescente menor de 15 anos de idade é a população não vacinada ou com esquemas incompletos, de até 14 anos, 11 meses e 29 dias, de acordo com o Calendário. A caderneta é composta pelas vacinas BCG, Hepatite B, Pentavalente, VIP VOP, Rotavírus, Pneumocócica 10V, Meningocócica C Conjugada, Febre amarela, Tríplice Viral (sarampo, caxumba e rubéola - SCR), Tetra viral (SCR e varicela) ou tríplice viral + varicela, Varicela, DTP E Hepatite A.

Já na Vigilância Epidemiológica serão aplicadas todas as doses da vacina contra a Covid-19 (1ª, 2ª, 3ª, 4ª e 5ª), de acordo com a faixa etária e os critérios de recebimento adotados pela Prefeitura.

As vacinas Covid-19 poderão ser administradas de maneira simultânea ou com qualquer intervalo com as demais vacinas do Calendário Estadual de Vacinação, na população a partir de três anos de idade. (Em relação a faixa etária de 3 e 4 anos, a Prefeitura ainda aguarda o Informe Técnico e doses necessárias para iniciar a vacinação contra a Covid).

A vacina da Gripe será aplicada nas pessoas que não se vacinaram ainda este ano, que tenham mais de 6 meses de idade. Já a vacina do Meningo C, até o momento, está liberada apenas para profissionais da área da saúde, que devem apresentar documento de comprovação de trabalho (crachá, holerite, carteira de trabalho, etc) e carteirinha de vacinação.

Vacinação aos sábados

A Prefeitura de Valinhos informa que a partir do dia 27 de agosto, a UBS Vila Santana ficará aberta para multivacinação todos os sábados, até o dia 8 de outubro, das 8h00 às 17h00.

Será realizada a aplicação de todas as vacinas, para crianças e adultos. As crianças e adolescentes poderão atualizar a caderneta e os adultos poderão colocar em dia sua vacinação, inclusive de Covid-19 e Influenza.

Além da vacinação na UBS Vila Santana em todos os sábados programados, segue normal a vacinação nas demais Unidades de Saúde da cidade, de segunda a sexta-feira, das 9h00 às 11h00 e das 13h00 às 15h00.

Local: Valinhos