19 AGO 2022
CULTURA
No Dia do Artista de Teatro, Prefeitura ressalta o destaque das ações culturais dos artistas valinhenses na cidade
Dia 19 de Agosto é comemorado o Dia do Artista de Teatro, e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Cultura, destaca as ações que vêm sendo realizadas pelos profissionais da Cultura para a cidade, com apresentações constantes, além dos cursos oferecidos gratuitamente pela Prefeitura, sempre com foco na valorização do talento artístico, na integração entre Educação e Cultura e também nas atividades com os idosos da cidade.

“Parabenizo a todos os nossos profissionais dessa área de teatro pelo empenho em proporcionar Arte e Cultura à nossa população, bem como ensiná-los sobre essa arte tão importante para a identidade cultural, o exercício da cidadania e a expressão do conhecimento, que é o teatro”, ressalta a Prefeita Capitã Lucimara.

As aulas de teatro são ministradas durante toda a semana a partir das 7h no Centro Cultural Vicente Musselli e nos bairros das cidades. A partir de outubro, as classes começarão a apresentar as suas peças no Auditório da Câmara Municipal.

“Estou trabalhando no bairro do Palmares em quatro turmas, e estamos fazendo uma iniciação teatral com os nossos alunos, envolvendo exercícios de improvisação, atenção e práticas psicomotoras”, conta a professora de teatro Maria Clara Teixeira.

Os alunos que possuem entre 7 e 10 anos irão apresentar a peça “As Princesas Bailarinas”, os de 11 a 13 anos apresentarão a “Prova de Carinho”, os alunos a partir de 14 anos, vão apresentar o “Conto de Inverno de William Shakespeare” e o grupo da melhor idade, que vem fazendo grandes apresentações, irão realizar o espetáculo o “Mágico de Oz”,

“O teatro é a arte que engloba todas as artes, na esfera que tange os idosos participantes, auxilia no bom desempenho da memória, bem como a leitura, os exercícios de respiração, colocação de voz e expressão corporal de forma leve e descontraída que contribuem com uma melhor qualidade de vida”, afirma o professor de teatro do grupo de idosos Alfredo Ribeiro.

O projeto mais recente fornecido pela cultura é a Oficina de Contação de Histórias, que está na sua segunda turma e ainda está com as inscrições abertas para os interessados.