23 AGO 2022
Alunos da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga transformam jardim da Escola
Em uma força-tarefa, alunos da EMEB Carlos de Carvalho Vieira Braga, no Jardim Pinheiros, acompanhados pelos seus professores, coordenação pedagógica e direção escolar, estão fazendo uma verdadeira transformação no jardim da escola. Todos estão colocando em prática o projeto “Nosso Jardim Mais Verde” que busca a preservação ambiental e a manutenção dos espaços verdes na unidade.

Para os idealizadores do projeto, a ação propõe cuidar do meio ambiente na prática, por meio do cultivo de plantas que paisagisticamente tornarão o ambiente escolar mais agradável para o público.

"É importante ações como essa que integram a Educação a temas importantes do dia a dia, como é a sustentabilidade e o meio ambiente. É uma ação que alinha ao nosso plano de governo que estabelece os ganhos contínuos na qualidade da Educação, assim como aproximar os nossos alunos de desafios do dia a dia, com compromissos para o desenvolvimento humano contínuo", afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A Secretária de Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, também ressalta o compromisso dos profissionais da Educação com este alinhamento de qualidade nos projetos pedagógicos implantados, tão como a inserção de temas do cotidiano e a proximidade dos alunos com questões importantes da humanidade, como é o meio ambiente. "É muito prazeroso observar como nossos alunos, mais do que respeitam, sabem o quanto o meio ambiente é fundamental no processo da educação humana", salienta a secretária.

“Estamos registrando todos os passos desta grande transformação, desde antes das intervenções e dos alunos participando de todas as etapas da remodelação do jardim da escola”, conta a equipe gestora, formada pelo diretor Cremilson Madrona, a vice-diretora Priscila de Godoy, e a coordenadora pedagógica, Leandra Reche.

“Também pretende-se desenvolver atividades pedagógicas ao ar livre, em um espaço pensado e equipado para tal. O projeto ainda se justifica com o retorno do uso dos espaços públicos num contexto após o período mais crítico da pandemia, sendo este um ambiente em que se possa desfrutar com prazer e em harmonia com a natureza”, disse o diretor.

Na transformação estão a mudança do layout do jardim da escola e ampliação das possibilidades de uso do espaço para que as atividades pedagógicas possam ocorrer ao ar livre, com os alunos em um ambiente que se sintam pertencentes pela sua construção e manutenção. “Os alunos estão se empenhando, e muito participativos abraçaram a ideia da criação de um espaço natural de uso pedagógico e coletivo, que desperta a consciência ambiental pela manutenção e preservação da vida de todos os seres. relacionando-os com qualidade de vida, saúde e bem-estar”, destacou a vice-diretora Priscila.

Desenvolvimento
Entre as etapas os alunos fazem o preparo da terra para o recebimento de novas mudas, cavam o solo com suas colheres para abrigar a muda escolhida, plantam tapetes naturais de grama, além de supervisionarem os serviços de manutenção executados por profissional contratado com recursos da conta escola e contribuição voluntária das famílias por meio da APM.

Também faz parte do projeto a instalação de uma pia para auxiliar as atividades pedagógicas que a requeiram, mesas e bancos. Ainda conforme os idealizadores, o resultado do projeto será colhido ao longo do ano letivo, com foco no cuidado, manutenção e respeito ao espaço coletivo.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos