24 AGO 2022
Prefeitura inicia o 4º grupo do Programa Famílias Fortes
A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, iniciará na próxima terça-feira (30) mais um grupo do Programa Famílias Fortes. Os encontros do 4º grupo serão na EMEB Professora Marli Aparecida Borelli Bazetto, localizada no Jardim Portugal, entre 9h15 e 11h15. Ainda há vagas para interessados em participar da turma. Já o 2º e o 3º grupo estão bastante ativos, com muitas atividades familiares.

“O programa se mostrou bastante satisfatório, atingindo seus objetivos, que é contribuir para as famílias serem melhor estruturadas, revertendo principalmente em benefícios para os filhos”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. Segundo ela, as equipes da Secretaria apresentam um belíssimo trabalho, resultado de muito empenho. A cidade será certificada com o Selo Município Amigo da Família pelo Governo Federal, devido à implantação do programa.

De acordo com o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, interessados na nova turma devem fazer contato com o Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, pelo telefone/WhatsApp (19) 3829-4287, por email departamentodafamilia@valinhos.sp.gov.br, ou ainda pelo link https://www.valinhos.sp.gov.br/portal/servicos/1015/programa-familias-fortes.

Já os grupos anteriores estão em fase de finalização do 2º e 3º encontro, respectivamente. Um é realizado no Jardim das Figueiras, às quartas-feiras, das 17 horas às 19 horas. Já a outra turma acontece no Jardim São Marcos, das 18h30 às 20h30. “Os encontros com as famílias são realizados nos CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), nos referidos bairros”, acrescentou o secretário.

A participação das famílias tem sido assídua, com debates variados e intensos acerca da temática que preconiza sobre a prevenção do uso ou abuso de álcool e drogas, baseado no Programa, que tem como foco, a informação para mudanças de comportamentos. “Os pais afirmam que os filhos, interagem mais com a família, e participam das atividades de modo geral, com melhoras na comunicação familiar”, explica a diretora do Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família, Fabiana Lima Piccolo.

Segundo o secretário, cada encontro é um aprendizado. “Além das horas em que são realizados os encontros, existe o momento da família em casa, onde pais e filhos exercitam juntos a metodologia do Programa Famílias Fortes e colocam em prática o que está no Caderno de Atividades dos pais e dos filhos, com ações que serão apresentadas no próximo encontro”, detalha o secretário, que destacou a participação dos filhos, já que alguns vão direto da escola para os encontros.

“O Programa Famílias Fortes tem contribuído de forma positiva para a vida das famílias valinhenses”, reforça uma das participantes, a dona Alexandrina Neves Anselmo.

Reuniões
O Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família se mantém em reuniões desde o final de julho, com escolas municipais interessadas em indicar o programa para algumas famílias e entidades, como a Casa da Criança.

A apresentação da proposta e novas parcerias foram feitas nas EMEB Profa. Edina Aparecida Bampa da Fonseca, EMEB Tomoharu Kimbara e na Secretaria da Educação, além da Casa da Criança.

Participaram dos encontros na Casa Da Criança a coordenadora Adriana Simões; a assistente social Thaís Amaral; e Jakeline M. Na EMEB Profa. Edina Aparecida Bampa da Fonseca participou a Diretora Claudia Santana Amaral; Dona Ana Flora Pockel Fernandes; Floriane Pockel Fernandes Copeti. Na EMEB Tomoharu Kimbara teve a presença da diretora Tatiana Frare Chamma.

Por último, na Secretaria da Educação estiveram presentes o coordenador de Informatização Escolar, Cesar Augusto Gomes; e a Assistente Social Juliana Babirato Da Mata. Já o Departamento de Desenvolvimento e Fortalecimento da Família foi representado pela diretora Fabiana Lima Piccolo; a coordenadora Dilce Costa e a pedagoga Debora Silva Oliveira.