25 AGO 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Em reunião, Prefeitura e equipe estadual do Programa TODAS in-Rede definem diretrizes para a cidade

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Assistência Social, promoveu reunião com a equipe técnica do Programa TODAS in-Rede, voltado para o desenvolvimento de mulheres com deficiência na cidade, nesta última quarta-feira (24). Realizado no salão do Fundo Social, o encontro serviu para definir as diretrizes do programa estadual na cidade, com a presença de representantes do CRAS, CREAS e do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos.

O convênio foi assinado no final do mês passado em evento, que contou com a presença da prefeita Capitã Lucimara Godoy e da secretária de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência, Aracélia Costa. Na ocasião, a secretária estadual anunciou ainda duas vans adaptadas e um play-ground para a cidade, via Programa Cidade Acessível.

“Agora estamos em outra fase deste programa, que é o alinhamento entre a equipe técnica do Estado com a nossa. É um momento importante, que define como será conduzido o programa na cidade”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy. A prefeita lembrou da importância do programa para Valinhos, já que a cidade conta com 4 mil mulheres deficientes, cerca de 6% do total de habitantes. “Todas as mulheres podem e devem se tornar independente, ter autonomia, ser responsável pela tomada de decisão em suas vidas”, encorajou a prefeita.

Neste primeiro semestre de 2022, a prefeita promoveu mudanças efetivas em relação às mulheres. Além do convênio com o Programa TODAS in-Rede, Valinhos criou o Projeto Guardiã Maria da Penha, da Secretaria da Segurança Pública e Cidadania, que visa coibir a violência doméstica e familiar contra a mulher. Dentro deste projeto, são oferecidas aulas de Defesa Pessoal às mulheres da população.

Aderiu ainda mais dois importantes projetos no combate à violência feminina. Assinou convênio com o Programa Acolhe, que garante parceria com o Instituto Avon e uma rede de hotéis, permitindo que mulheres tenham abrigo ao sair de um lar violento; e a adaptação do Fluxograma, via Secretaria da Assistência Social, que permite detectar mulheres que buscaram atendimento na Rede Básica de Saúde.

Segundo o secretário da Assistência Social, Argeu Alencar da Silva, a reunião contou com a presença da assessora técnica estadual do programa, Caroline Reis, que tem cegueira total congênita e fará o acompanhamento do TODAS in-Rede na cidade. “A reunião serviu para estabelecer as diretrizes do programa e dar início ao caminho a ser seguido”, acrescentou o secretário. No encontro, estiveram presentes os técnicos e diretores dos CRAS’s, CREAS da cidade, além da presidente do Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência de Valinhos, Cláudia Regina de Melo Malchert.

Programa
O TODAS in-Rede tem o objetivo de incidir na promoção de empoderamento e emancipação das mulheres com deficiência do Estado de São Paulo, visando favorecer à melhoria da qualidade de vida e inclusão social.

O programa tem quatro frentes de ação: Autonomia Financeira; Prevenção à Violência; Empoderamento; e Direito Afetivo.

O Programa TODAS in-Rede tem conexão com o Programa Meu Emprego Inclusivo, que promove a inclusão, permanência e desenvolvimento profissional de pessoas com deficiência no mercado de trabalho, oferecendo qualificação profissional e empreendedora, Intermediação de mão de obra (Vagas de Emprego) e Emprego Apoiado.

Com o aumento do número de mulheres com deficiência que sofrem violência é muito grande no Estado de São Paulo. Seja por falta de informação, por dependência afetiva ou financeira, o Programa TODAS In-Rede tem o objetivo de mudar este paradigma por meio da informação e empoderamento dessas mulheres.

Por meio do empoderamento, recuperação da autoestima com base no conhecimento de seus direitos, o Programa TODAS in-Rede pretende transformar o paradigma das mulheres com deficiência.

E por último, os relacionamentos afetivos, a sexualidade e o direito à maternidade fazem parte da vida da mulher jovem/adulta, e não é diferente às mulheres com deficiência. Levar informação a esse respeito e promover o empoderamento e resgate e a autoestima destas mulheres é um dos objetivos de nosso Programa.