25 AGO 2022
SAÚDE
Prefeitura de Valinhos ressalta importância do trabalho dos psicólogos na Rede Municipal de Saúde
Dia 27 é celebrado o Dia do Psicólogo e a Prefeitura de Valinhos tem trabalhado para fortalecer a importância da Saúde Mental na Rede Pública

No próximo sábado, 27 de agosto, é comemorado o Dia do Psicólogo e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, vem reforçando a importância desses profissionais e do serviço da Saúde Mental presente na rede municipal. Dados comparativos mostram que os atendimentos na área aumentaram neste ano, após o período mais crítico da pandemia. Somente no Centro de Atenção Psicossocial - CAPS II Esperança, durante todo o ano de 2019, foram realizados 793 atendimentos psicológicos individuais, em 2020 foram 1.309 e em 2021 foram 1.817. Em 2022, até este mês de agosto, já foram feitos 1.325 atendimentos, superando os anos de 2019 e 2020, e muito provavelmente, superará 2021 também.

“Sem dúvidas, o psicólogo tem um papel extremamente importante em nossa sociedade, ainda mais neste período pós-covid. Meus parabéns a todos esses profissionais que tem trabalhado sem descanso para o bem-estar do próximo. Nossa meta é intensificar a implantação de um plano de ações para ampliar os investimentos em Saúde Mental na cidade, oferecendo melhores condições de trabalho aos profissionais e serviços aos pacientes, atendendo com excelência esse aumento na demanda”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

De acordo com dados da Secretaria da Saúde, no CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial) foram realizados 1.056 em 2019 e, até agosto deste ano, 529. No CREAPS (Centro de Referência de Atendimento Psicossocial), os atendimentos da psicologia eram 1.555 em 2019 e já são 1.210 até agosto de 2022.

Já em relação ao CEMAP (Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico), foram feitos 4.301 atendimentos psicológicos em 2019, enquanto neste ano, até o momento, foram feitos 1.570. A Casa do Adolescente realizou 1.871 atendimentos em 2019 e agora, em 2022, já são 1.284.

Levando em consideração esses dados e a importância desses atendimentos na sociedade, a Prefeitura vem reforçando a divulgação das ações realizadas pelos profissionais de Saúde na área. “Estamos estudando investimentos para ampliar o atendimento aos pacientes valinhenses e estabelecer um fluxo adequado e eficiente para o resultado de qualidade no acolhimento e atendimento dos mesmos”, comentou o secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli.

O projeto conta com ações que alinhem e aproximem as Unidades Básicas de Saúde dos atendimentos especializados na área de Saúde Mental, assim como também fluxos específicos para atendimento e acolhimento a pacientes atendidos na UPA e UPINHA, nos casos de urgência e emergência. Também trabalha para aproximar a Educação neste contexto, com planos e metas para acolhimento e atendimento de alunos na Educação Especial.

Saúde Mental de Valinhos

A área da Saúde Mental de Valinhos é dividida de acordo com as idades, necessidades e graus de patologia dos pacientes.

O CAPS Infantil (Centro de Atenção Psicossocial) realiza atendimentos destinados a acolher crianças e adolescentes em situações de sofrimento mental grave, severo e persistente, enquanto no CAPS II Esperança, os atendimentos são destinados a acolher os pacientes com transtornos mentais, estimulando sua integração social e familiar.

O CREAPS (Centro de Referência de Atendimento Psicossocial) atende pacientes com transtornos mentais moderados e leves, como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno do pânico, entre outros. Também faz acompanhamento para tratamento da dependência química.

A Casa do Adolescente é uma unidade de atendimento especializada para pré-adolescentes e adolescentes. Oferece atendimento nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia e Psiquiatria Infanto-Juvenil.

Já o CEMAP - Centro Municipal de Atendimento Psicopedagógico e Fonoaudiológico "José Natal Capovila", é uma unidade de atendimento especializado para crianças e suas famílias. Oferece atendimento nas áreas de Serviço Social, Psicologia, Pedagogia, Fonoaudiologia, Neuropediatria e Psiquiatria Infantil e atende queixas relacionadas aos seguintes aspectos do desenvolvimento: emocional, linguagem e aprendizagem.

Local: Valinhos