06 MAI 2024
Prefeitura amplia exames e reduz tempo de espera pelos resultados
Após um ano de funcionamento, número de análises subiu 21,6% no novo laboratório, onde 83 novos tipos de exames foram inseridos

Inaugurado pela Prefeitura de Valinhos em maio do ano passado, após seis anos de espera, o Laboratório Municipal de Análises Clínicas Dr. Braz Eugênio Carlos Franceschini ampliou em 21,6% o número de exames realizados. Enquanto entre maio de 2022 a abril de 2023 foram 503.367 análises, entre maio de 2023 e abril de 2024 o total chegou a 612.130.

O tempo médio de emissão dos resultados diminuiu quase pela metade, passando de sete para quatro dias – 43% a menos – e hoje os usuários do serviço municipal têm acesso a 83 novos tipos de exames incorporados no atendimento. Agora, são 250 tipos de exames ante 167 anteriormente.

Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (5) pela Secretaria Municipal de Saúde. A prefeita Lucimara Godoy acrescenta que, além dos resultados imediatos, a estrutura do laboratório foi planejada para acompanhar o crescimento da demanda, com capacidade para até 90 mil exames por mês. “Isso significa o dobro da capacidade que tínhamos anteriormente, com 45 mil exames mensais”, compara.

Esses avanços foram concretizados a partir da instalação de um novo equipamento de imunohormônio, que realiza exames como TSH, Vitaminas D e B12, hepatites, HIV, entre outros. “Tudo isso com velocidade 80% superior ao anterior, ofertando ao paciente uma entrega mais rápida do resultado”, acrescenta o secretário João Gabriel Vieira.

A entrega mais rápida contempla pacientes que fazem exames para medir, por exemplo, os índices de glicose, colesterol, triglicerídeos e função hepática, renal e cardíaca, entre outros.

O laboratório realiza exames dos setores de bioquímica, imuno-hormônio, hematologia, coagulação, urinálises, microbiologia e análises parasitológicas. Para solicitar, o paciente precisa passar por um médico na Unidade Básica de Saúde (UBS) de sua referência, onde é feita a coleta e o encaminhamento para análise. São atendidos também pedidos provenientes de outros órgãos públicos e de instituições como Recantos dos Velhinhos e Associação dos Aposentados de Valinhos.

O espaço maior possibilitou ainda dobrar o número de contratação de estagiários e receber alunos do curso de biomedicina da Faculdade Anhanguera de Valinhos para acompanhar a rotina, juntamente com um tutor.
Autor: Departamento de Gestão em Jornalismo