A Prefeitura de Valinhos, através da Secretaria da Saúde, segue com as ações de prevenção contra a dengue por toda a cidade e recomenda aos moradores que aproveitem a pausa na correria no período de descanso do Carnaval para dedicar 10 minutos em ações de prevenção no combate à dengue. Os servidores da Divisão de Vigilância em Zoonoses (DVZ) estão diariamente nos bairros visitando imóveis para verificação da presença de criadouros e orientação à população.
Nesta visitas é realizada a avaliação de densidade larvária, em que são registrados os imóveis com larvas e criadouros com o objetivo de direcionar as ações de prevenção na cidade.
Valinhos está participando da campanha regional promovida pela EPTV "juntos contra a dengue", realizando também ações educativas com rodas de conversa nas unidades básicas de saúde para alertar sobre o perigo da dengue.
A coordenadora da DVZ, Lúcia Helena Feltrin, afirma que os agentes tem encontrado larvas durante as vistorias e que a população deve ficar atenta a todo instante. "As pessoas devem dedicar aqueles 10 minutinhos por semana para ver se há algum recipiente que possa acumular água e se transformar num criadouro do mosquito. São 10 minutos que evitam uma escalada na transmissão e o aumento de casos da doença. Pedimos a toda população que aproveite o feriado para dar aquela geral em casa e contribuir no combate ao mosquito Aedes aegypti", explica a coordenadora.
A dengue é uma doença que pode apresentar formas graves e até levar à morte. A participação de todos é fundamental para acabar com o mosquito.
A programação das rodas de conversa prossegue após o Carnaval:
UBS Vila Santana
19/02 (quinta-feira)
Horário: 14h
UBS Bom Retiro
20/02 (sexta-feira)
Horário: 9h
UBS Jardim Paraíso
24/02 (terça-feira)
Horário: 14h
UBS Jardim Maracanã
25/02 (quarta-feira)
Horário: 9h
UBS Jardim Pinheiros
26/02 (quinta-feira)
Horário: 14h
UBS Vila Itália
27/02 (sexta-feira)
Horário: 9h
UBS Reforma Agrária
27/02 (sexta-feira)
Horário: 14h
Cuidados para evitar a proliferação do mosquito da dengue:
Mantenha o quintal limpo e sem recipientes que possam acumular água;
Caixas d'água e tambores devem sempre estar fechados;
Limpe com frequência o bebedouro dos animais;
Verifique as calhas, principalmente em períodos de chuva.









