Secretaria Estadual da Saúde começou a distribuição aos municípios na última semana com prioridade para imunização da atenção primária
Valinhos recebeu 193 doses da vacina contra a dengue desenvolvida pelo Instituto Butantan. Os profissionais da saúde de Valinhos começaram a ser vacinados nesta segunda-feira (9). A Secretaria Estadual da Saúde informou em nota técnica enviada aos municípios que diante da disponibilidade limitada de doses, este primeiro lote vai possibilitar a cobertura de 45% dos profissionais da saúde do Estado de São Paulo.
Neste primeiro grupo serão contemplados parte dos profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, agentes comunitários de saúde, agentes de combate às endemias, dentistas, farmacêuticos, funcionários do administrativo, entre outros que trabalham em unidades da atenção primária. A nova vacina do Butantan é destinada a pessoas entre 15 e 59 anos, 11 meses e 29 dias de idade, será de dose única e pode ser aplicada independentemente de infecção prévia pela doença.
A Secretaria Estadual da Saúde ainda não informou quando a vacina contra a dengue será ofertada para o público em geral nesta faixa etária.
Vacina entre 10 e 14 anos
Já a vacina para crianças e adolescentes entre 10 e 14 anos está disponível há dois anos no SUS. Pessoas nesta faixa etária que ainda não tomaram a primeira dose ou precisam receber a segunda podem procurar qualquer
unidade básica de saúde de Valinhos para fazer a imunização.