A capacitação gratuita de culinária promovida na Carreta Cozinhalimento, numa parceria entre Secretaria do Verde e da Agricultura e o Governo do Estado de São Paulo, foi um sucesso. Ao todo, 140 participantes aprenderam sobre alimentos, reaproveitamento, higienização e geração de renda em cursos sobre doces e salgados, congelados e aproveitamento dos alimentos com direito a certificado de participação.
Para o comerciante Luan da Silva, que fez o curso com a esposa, Giovanna, a ideia é empreender no ramo alimentício após a capacitação “ela gosta de cozinhar e pensamos em criar uma página on-line e vender por aplicativo os pães e bolos que aprendemos a fazer na cozinha da carreta”, explicou ele. Grávida de cinco meses, além da gerar renda, Giovanna poderá trabalhar em casa e em jornada flexível.
Já a estudante Maria Eduarda Marques Zani, de 19 anos, utilizará os conhecimentos adquiridos para cozinhar doces e salgados para a família. “Eu vim por curiosidade e por incentivo da minha mãe, mas eu gostei bastante e aprendi muita coisa. Foi bastante proveitoso”, relata a estudante.
Conhecimento e renda
Os cursos gratuitos ministrados na cozinha industrial itinerante da Carreta Cozinhalimento tem acompanhamento de uma nutricionista e de uma técnica em nutrição.
De acordo com a nutricionista responsável pelos cursos, Isabela Mechan, os cursos abordam um conhecimento completo sobre alimentação e negócios “promovemos uma educação nutricional sobre os alimentos e higiene para ser seguida em casa e também para ser o início de um futuro negócio. Um dos objetivos é incentivar a geração de renda, a possibilidade de incrementar os negócios já existentes ou empreender no ramo alimentício”, enumerou a nutricionista.
O secretário do Verde e da Agricultura, André Reis, relata sua satisfação com a repercussão do curso “quando há conhecimento, há liberdade de escolha. Alguns utilizarão o que aprenderam nestes cursos para a família, promovendo economia dentro de casa. Outros agregarão em seus negócios, possibilitando uma renda extra. E têm aqueles que se sentirão com mais confiança para abrir o próprio negócio”, explicou o secretário.
Cozinhalimento
A Carreta Cozinhalimento é um projeto do governo estadual, lançado em novembro do ano passado. O objetivo é levar cursos itinerantes gratuitos culinários para mais de 50 cidades até o final deste ano, capacitando cerca de 5 mil pessoas.
Em Valinhos, a carreta ficou posicionada na praça em frente à Prefeitura entre os dias 2 e 6 de fevereiro com inscrição gratuita. A estrutura conta com uma cozinha completa com modernos equipamentos. Ao final, os participantes recebem um livro com receitas e orientações para ampliarem mais ainda o conhecimento adquirido no curso.









