09 MAI 2024
“Saúde da Família” beneficiará 22 mil pessoas de duas regiões de Valinhos
Lançamento será na próxima 2ª feira (13) com programação especial no Centro Comunitário do Jd. São Marcos

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, lançará na próxima segunda-feira (13) a Estratégia Saúde da Família (ESF). A sede será o Centro Comunitário do Jardim São Marcos, localizado na Rua 3, s/nº. A estimativa é beneficiar 22 mil pessoas de duas regiões - Jardim São Marcos e Parque Portugal. A programação especial de lançamento será das 9h às 15h, quando haverá a cerimônia de início do novo serviço de saúde na cidade.

O objetivo da ESF é ampliar e fortalecer a saúde básica, oferecendo aos usuários facilidades como ser a porta de entrada para o Serviço Único de Saúde (SUS); o cuidado multidisciplinar; a coordenação do cuidado e atendimento integral e favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias.

A escolha das regiões foi feita por meio de estudo de demarcação de áreas. A concentração de usuários do SUS e os critérios técnicos embasaram a decisão territorial, contemplando as microrregiões dos bairros São Luiz, Roncaglia, Samambaia, Santa Gertrudes, Bosque dos Eucaliptos e Santa Maria.

De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, cinco equipes atuarão nos dois bairros - uma no Parque Portugal, onde a estimativa é atender seis mil moradores, e quatro no Jardim São Marcos, com a expectativa de contemplar 16 mil habitantes.

Todas as equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de Agentes Comunitário de Saúde (ACSs). No Parque Portugal sairão a campo oito ACSs e 20 no Jardim São Marcos.

De acordo com a Secretaria da Saúde, neste momento as equipes de Agentes Comunitário de Saúde (ACSs) estão empenhadas nas ações de combate à dengue no município.

PROGRAMAÇÃO

Na segunda-feira (13), das 9h às 15h, serão realizados serviços diversos, como aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura, sessões de reiki, além de entrega de mudas, pintura de rosto, abraço grátis, distribuição de algodão doce, sessões de alongamento, grupo de caminhada e atividade com odontologia.

A programação inclui ainda rodas de conversa. Às 9h, o tema é sobre diabetes; às 10h30, sobre arbovírus (dengue, zika, chikungunya); às 13h15, sobre prevenção ao tabagismo, às 14h sobre hipertensão arterial sistêmica.

Autor: Departamento de Gestão e Jornalismo - Prefeitura de Valinhos