A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, lançará na próxima segunda-feira (13) a Estratégia Saúde da Família (ESF). A sede será o Centro Comunitário do Jardim São Marcos, localizado na Rua 3, s/nº. A estimativa é beneficiar 22 mil pessoas de duas regiões - Jardim São Marcos e Parque Portugal. A programação especial de lançamento será das 9h às 15h, quando haverá a cerimônia de início do novo serviço de saúde na cidade.
O objetivo da ESF é ampliar e fortalecer a saúde básica, oferecendo aos usuários facilidades como ser a porta de entrada para o Serviço Único de Saúde (SUS); o cuidado multidisciplinar; a coordenação do cuidado e atendimento integral e favorecer a aproximação da unidade de saúde com as famílias.
A escolha das regiões foi feita por meio de estudo de demarcação de áreas. A concentração de usuários do SUS e os critérios técnicos embasaram a decisão territorial, contemplando as microrregiões dos bairros São Luiz, Roncaglia, Samambaia, Santa Gertrudes, Bosque dos Eucaliptos e Santa Maria.
De acordo com a Secretaria Municipal da Saúde, cinco equipes atuarão nos dois bairros - uma no Parque Portugal, onde a estimativa é atender seis mil moradores, e quatro no Jardim São Marcos, com a expectativa de contemplar 16 mil habitantes.
Todas as equipes são compostas por médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, além de Agentes Comunitário de Saúde (ACSs). No Parque Portugal sairão a campo oito ACSs e 20 no Jardim São Marcos.
De acordo com a Secretaria da Saúde, neste momento as equipes de Agentes Comunitário de Saúde (ACSs) estão empenhadas nas ações de combate à dengue no município.
PROGRAMAÇÃO
Na segunda-feira (13), das 9h às 15h, serão realizados serviços diversos, como aferição de pressão arterial, verificação de peso e altura, sessões de reiki, além de entrega de mudas, pintura de rosto, abraço grátis, distribuição de algodão doce, sessões de alongamento, grupo de caminhada e atividade com odontologia.
A programação inclui ainda rodas de conversa. Às 9h, o tema é sobre diabetes; às 10h30, sobre arbovírus (dengue, zika, chikungunya); às 13h15, sobre prevenção ao tabagismo, às 14h sobre hipertensão arterial sistêmica.