25 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
25 de Agosto – Dia do Feirante: Com apoio da Prefeitura, feirantes em Valinhos comemoraram a data
Na "Quarta é Feira', feirantes fomentam seus negócios na agricultura familiar.
A Prefeitura de Valinhos enaltece na data de hoje, 25 de agosto, o trabalho e a cooperação de todos os feirantes que atuam no município. Em apoio às feiras que são promovidas todas as quartas-feiras no CACC (Centro de Artes, Cultura e Comércio), no centro da cidade, sempre das 15h30 às 20h00, na quadra poliesportiva do Jardim São Marcos e também no pavilhão de frutas do Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini, ambas de sábado pela manhã, a administração municipal parabeniza esses trabalhadores que no Dia 25 são lembrados nacionalmente no Dia do Feirante.

Para a prefeita Capitã Lucimara, os feirantes da cidade, sendo boa parte formada por agricultores locais que oferecem suas próprias produções nas feiras, são trabalhadores que merecem todo o mérito. “Damos apoio às feiras promovidas em locais públicos e de fácil acesso dos consumidores, com áreas de estacionamento, pois sabemos o quanto os feirantes dependem destes espaços, com boa infraestrutura e apoio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, para fomentar seus negócios, escoar suas produções e gerar renda para suas famílias”, diz a prefeita que parabeniza os feirantes pelo dia.

“Temos trabalhado, por meio do Programa Municipal Valinhos Agro, criado na gestão da prefeita Capitã Lucimara, para incentivar o empreendedorismo e aumentar as ações no campo, com suporte, visitas técnicas e projetos para o crescimento da agricultura familiar”, destaca o secretário da pasta, Rafael Agostinho.

Representando os demais feirantes, a agricultora Nely Yamazaki, produtora de verduras hidropônicas e frutas diversas juntamente com seu marido Henrique Yamazaki, no bairro Macuco, diz que ser feirante é motivo de muito orgulho. “No Parque Municipal e no CACC já estamos há anos e nossos clientes, todos assíduos, já são até nossos amigos. Além de vender nossos produtos, gerar renda e emprego, e agregar valor para melhorias em nosso sítio, a realização das feiras também é uma forma de fazermos novas amizades”, destaca.

Neli, que também atua na coordenação das feiras no CACC e no Parque Municipal, conta que no CACC há atualmente 32 expositores, sendo que 15 deles são produtores rurais da própria cidade. Em setembro, a Quarta é Feira, como é conhecida, completará 5 anos. Já a feira no Parque Municipal, em atividade há 20 anos, conta com 12 feirantes. E na do São Marcos atuam 8 feirantes.

As feiras são muito importantes para os pequenos agricultores que sabem que podem contar com a saída de seus produtos com uma determinada frequência. “Nelas têm feirantes, produtores de vários itens, dos quatro cantos da cidade.
Além de gerar receita, eles têm mais estímulo em participar como feirante e ajudar um ao outro. Há casos que há produção na propriedade, mas é o vizinho quem leva as mercadorias para vender na feira, fomentando toda uma cadeia de negócios e geração de rendas”, conta o diretor do Departamento de Agricultura, Aluísio Mamprim, ligado à Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Origem do Dia do Feirante
Esta data é uma homenagem à primeira feira livre que ocorreu no país, em 25 de agosto de 1914. Tal evento aconteceu no Largo General Osório, no bairro Santa Efigênia, em São Paulo. Algum tempo depois, o prefeito da capital paulista, Washington Luís, oficializou as feiras e mercados livres com o ato nº 625, em 28 de maio de 1934. Atualmente, a Lei nº 492, de 1984, rege os direitos e deveres das feiras livres em todo o território nacional.

Serviço:
Quarta é Feira (Centro):
- Aberta das 15h30 às 20h00
Endereço: Avenida dos Esportes, snº, Centro (ao lado do Terminal Rodoviário)

Feira na quadra do Jardim São Marcos:
- Aberta aos sábados, das 8h00 às 12h00
Endereço: Rua Antônio Cremasco, 282-348 – Residencial Santa Maria (São Marcos)

Feira do Agricultor (Parque Monsenhor Bruno Nardini)
- Aberta das 06h00 às 10h00
Endereço: Rua Dom João VI, 82 - Jardim Planalto