26 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Reconhecida pelo Ministério do Turismo, Valinhos que integra Mapa Turístico receberá 5 mil pessoas em turismo religioso

Valinhos, reconhecida nacionalmente como cidade turística dentro do Circuito das Frutas e integrante do Mapa Turístico pelo SISMAPA (Sistema de Informações do Mapa do Turismo Brasileiro 2022), cujo feito foi uma conquista do governo da Capitã Lucimara, também é destaque como município voltado ao turismo religioso. No próximo dia 11 de setembro, a cidade deve receber 5 mil pessoas que virão em peregrinação para participar do 9º Encontro das Mãos Ensanguentadas de Jesus, promovido pela Associação do Senhor do Jesus, em sua sede localizada à Rua João Previtale, 1834, bairro Alto da Colina.

“Nossa cidade tem se destacado nacionalmente como centro turístico em vários segmentos, e incentivar a vocação do turismo religioso é uma das propostas do nosso governo, pois temos aqui na cidade a Associação do Senhor Jesus que promove diversos eventos e atrai milhares de turistas anualmente, peregrinos do Brasil todo. A Prefeitura, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, tem incansavelmente trabalhado para fomentar e apoiar o turismo empreendedor no município dentro do Programa Municipal Desenvolve Valinhos, criado no primeiro ano da nossa gestão”, salienta a prefeita Capitã Lucimara. Para obter mais informações sobre a devoção e o Encontro das Mãos Ensanguentadas de Jesus, entre em contato pelo telefone (19) 3871.9620.

Estar dentro do Mapa Turístico, conforme destaca a prefeita, traz mais investimentos para o turismo de Valinhos, que é conhecida como a Capital do Figo Roxo, inclusive, e promove a tradicional Festa do Figo e Expogoiaba. “Estamos preparando para o próximo ano a primeira festa após dois anos de pandemia, então estamos colocando todo o nosso carinho, empenho e temos muita expectativa para esse retorno tão esperado na cidade”, afirma a prefeita Capitã Lucimara.

Certificação

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho, as ações que buscam o desenvolvimento turístico em Valinhos têm tomado corpo a partir de 2021, desde o primeiro ano da gestão da Capitã Lucimara. “Esta semana tivemos a feliz notícia que o COMTUR (Conselho Municipal de Turismo) acaba de ser reconhecido pelo Ministério do Turismo Brasileiro como integrante do Programa de Regionalização do Turismo e traz a chancela do ministro do Turismo, Carlos Alberto Gomes de Brito, e da secretária nacional de Atração de Investimentos, Parcerias e Concessões, Heitor Magalhaes de Sousa Kadri”, comemora o secretário que também é o presidente do COMTUR.

Segundo o responsável pelo setor de turismo, Nicholas Grahan de Jesus, a certificação pelo programa é um passo adiante para o fomento da vocação turística de Valinhos. Ele explica que, conforme o Governo Federal, a Política Nacional de Turismo, estabelecida pela lei 11.771/2008, tem dentre os seus princípios a regionalização do turismo. “Esta política trabalha sob a perspectiva de que mesmo um município que não possui uma clara vocação para o turismo - ou seja, que não recebe o turista em seu território - pode dele se beneficiar, se esse município desempenhar um papel de provedor ou fornecedor de mão-de-obra ou de produtos destinados a atender o turista. Desta forma, o trabalho regionalizado permite ganhos não só para o município que recebe o visitante, mas para toda a região”, fala Nicholas.

Saiba mais

Embasando-se em recomendações da Organização Mundial de Turismo, o Ministério do Turismo adotou em 2004 essa política focada no desenvolvimento regional, dando maior protagonismo às Unidades da Federação. O Programa de Regionalização do Turismo, que foi reformulado em 2013, trabalha a convergência e a interação de todas as ações desempenhadas pelo MTur com estados, regiões e municípios brasileiros. Seu objetivo principal é o de apoiar a estruturação dos destinos, a gestão e a promoção do turismo no País.

Rafael Agostinho, avalia que com o apoio da prefeita Capitã Lucimara, o COMTUR que teve todos os seus membros eleitos no primeiro semestre, ganha força para atuar de maneira ativa no desenvolvimento do setor no município e se destacar entre as cidades integrantes do Polo do Circuito das Frutas. O COMTUR foi criado pela Lei nº 2.943, de 17 de abril de 1996.

“A lei atual é de 26 anos atrás e está totalmente desatualizada. Estamos trabalhando na revisão desta lei e do regimento interno do COMTUR para atualizar a legislação dentro dos parâmetros da que a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo entende como correta para que o município possa estar credenciado ao MIT, Municípios de Interesse Turístico, e obter verbas estaduais visando o desenvolvimento do turismo de Valinhos. Outra ação será a elaboração de um Plano Diretor Municipal de Turismo, para o efetivo cadastramento no MIT”, explica o secretário.

Para participar do MIT todos os municípios, exceto as Estâncias já existentes, devem preencher alguns critérios como potencial turístico, Conselho Municipal de Turismo, serviço médico emergencial, infraestrutura básica, Plano diretor de turismo e expressivos atrativos turísticos.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos
Versão do Sistema: 3.4.1 - 29/04/2024