29 AGO 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Prefeita Capitã Lucimara fiscaliza obra de Centro de Inteligência da GCM e participa de treinamento sobre sistema de monitoramento que criará ʹmuralha digitalʹ em Valinhos
A prefeita Capitã Lucimara Godoy fiscalizou na manhã desta segunda-feira, dia 29, o andamento das obras de implantação do Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal de Valinhos e também participou da apresentação e treinamento dos agentes sobre sistema inteligente de monitoramento de veículos por câmeras, ações que fazem parte do plano de governo da administração municipal para continuar tornando Valinhos uma das cidades mais seguras do Brasil para se viver. Quando estiver em pleno funcionamento, o sistema criará uma muralha digital na cidade.

"Fui fiscalizar como estão as obras de adequação da sala onde trabalharão os agentes que irão operar o sistema de monitoramento de veículos por câmeras, cujos pontos já estão instalados em vários pontos da cidade, estrategicamente escolhidos para fornecer dados de forma assertiva para o trabalho das equipes de patrulhamento na abordagem. E no curso pude observar como o sistema opera na pratica, suas funcionalidades e como ele vai ajudar o Poder Público a combater a criminalidade. Realmente teremos uma muralha digital de segurança em nossa cidade", destacou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo informações da Secretaria de Segurança Pública e Cidadania, nesta semana começou a abertura de paredes para instalação de portas de vidro que darão acesso à sala do Centro de Operações e Inteligência, assim como as adequações elétricas como instalação de tubos para condução de fios elétricos. O material para instalação do piso elevado também chegou à base da corporação, aguardando para ser instalado.

No treinamento dos agentes para familiarização com o sistema inteligente de monitoramento de veículos por câmeras, a gestora do sistema Sentry, Beatriz Feres, da empresa Multiway, fez a exposição do funcionamento e interfaces do software, e como os guardas municipais devem trabalhar no dia a dia para extrair o máximo da capacidade do sistema para ajudar na segurança de Valinhos.

"O curso de treinamento, que deve continuar ao longo desta semana, visa introduzir o conhecimento sobre como o sistema inteligente e tecnológico funciona, como surgem na tela do computador os alertas de veículos furtados ou roubados, assim como sobre se seus proprietários estão envolvidos em crimes. É bem completo e vai trazer mais produtividade ainda para o trabalho de segurança da Guarda Civil Municipal e melhorias para a segurança do cidadão", salientou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Já o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, disse que existe uma grande expectativa por parte da corporação para que o sistema entre em operação, pois ajudará bastante o trabalho de patrulhamento e abordagens das equipes nas ruas. "Com dados e informações em mãos, emitidos pelo alerta, o veículo suspeito alvo da mensagem de atenção estará próximo, dentro da cidade, o que possibilitará uma rápida abordagem para checagem da situação. Vamos ter mais produtividade e poder de atuação baseados em dados reais apresentados pelo sistema. É uma nova era da segurança pública em Valinhos", destacou o comandante Ignácio.
Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos