30 AGO 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Programa Desenvolve Valinhos: Valinhos tem, em julho, melhor mês do ano em saldo positivo de emprego

Dados do CAGED (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados), do Governo Federal, apontam que Valinhos teve no mês de julho o melhor desempenho de 2022, entre as 20 cidades da RMC (Região Metropolitana de Campinas) com a abertura de 313 novos postos de trabalho com carteira assinada, sendo o setor de construção civil quem mais gerou vagas de emprego, com 142. E as expectativas de expansão do setor são das melhores. Conectado às novas empresas que estão vindo para Valinhos, dentro do Programa Desenvolve Valinhos, da gestão da prefeita Capitã Lucimara, destacam-se as obras em andamento do novo supermercado Pague Menos, com a geração em breve de mais de 200 novos empregos diretos na cidade.

De acordo com a prefeita Capitã Lucimara, os sucessivos resultados positivos em geração de novos postos de trabalho com carteira assinada fazem parte do Programa Desenvolve Valinhos, criado no início de sua gestão, com a prioridade de expansão dos investimentos na cidade, com enfoque na área de desenvolvimento econômico, em busca de atrair novas empresas, gerar mais empregos e renda para população valinhense. “Em Julho, a nossa cidade teve 2.053 pessoas admitidas com carteira assinada, 1740 desligamentos, resultando num saldo positivo de 313 novos postos de trabalho num único mês, sendo Julho o melhor mês da série histórica de 2022. Essa boa notícia é motivo de muito orgulho para a administração municipal que não tem medido esforços para alavancar o desenvolvimento do município com sustentabilidade em todos os setores”, fala a prefeita.

Dentro das estatísticas dos novos empregos com carteira assinada, além dos 142 ligados ao setor da construção, estão 72 na indústria, 64 em serviços e 43 no comércio. “Em todo o governo da Prefeita Capitã Lucimara, de Janeiro de 2021 a Julho de 2022, portanto nesses 19 meses, Valinhos alcançou um saldo positivo de 3.338 novos postos de trabalho com carteira assinada criados, uma marca importante no período; número bem diferente do período anterior, em que a cidade perdeu 3.597 postos formais de trabalho, saldo negativo portanto nesse período de Junho de 2019 a Dezembro de 2020”, explica o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

Na somatória de 19 meses de governo, houve a chegada de grandes empresas que escolheram Valinhos para alavancarem seus negócios, contribuindo com a geração de empregos e renda, como: a Eagle Burgmann – Grupo Freudenberg, Grupo Destaque – Concessionária Toyota, Arthimed Produtos Médicos, Supermercados Dalbem, Cobasi, Emplas Embalagens Plásticas e Quiminutri Especialidades Químicas, Leo Madeiras, On Decor e em breve a empresa Conamore que implantará uma nova loja física em Valinhos, especializada em enxovais de hotelaria e hospital.

“Um grande exemplo do sucesso do Programa Desenvolve Valinhos, é a chegada da nova unidade da Rede de Supermercados Pague Menos, que escolheu Valinhos para ampliar seus negócios, com o apoio da Prefeitura, gerando aproximadamente 200 vagas de emprego, destinadas preferencialmente aos moradores do município com o processo de seleção feita em parceria com o PAT Valinhos, o nosso Posto de Atendimento ao Trabalhador”, destaca ainda o secretário Rafael Agostinho.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos