01 SET 2022
TECNOLOGIA E QUALIDADE
Para implantação do prontuário eletrônico, Prefeitura instala novos computadores na Farmácia Central

Dando continuidade nas ações para a implantação do prontuário eletrônico em todas as unidades de atendimento de Saúde da cidade, a Prefeitura de Valinhos, por meio das secretarias da Saúde e de Tecnologia e Qualidade, instalou novos computadores na Farmácia Central. Através das novas máquinas, será possível implantar o prontuário de forma completa, sistematizando todo o histórico de informações dos pacientes atendidos na rede e, principalmente, auxiliando no fim das filas para marcação de consultas.

“Todo esse trabalho para trazer mais tecnologia para a cidade começou ainda no ano passado, com o Programa Valinhos Mais Conectada, no qual instalamos internet de fibra ótima, de altíssima qualidade, em todos os prédios em uso da Prefeitura. Agora, esse novo investimento em equipamentos, é um segundo passo para melhorar ainda mais a qualidade dos serviços que oferecemos para a população”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário da Saúde, Dr. Luiz Gabriel Signorelli, explica que o sistema vai ajudar na organização do fluxo de atendimento, assim a marcação de consultas e exames será otimizada. “O prontuário permite os profissionais gerirem a demanda entrando em contato com o paciente para o agendamento. Assim, não há a necessidade do paciente comparecer presencialmente na unidade para marcar algum procedimento, zerando as filas de marcação”, comentou.

O prontuário permite também o acesso virtual às informações do paciente para um melhor acompanhamento médico. Com esta ferramenta, todos os dados registrados em sistema sobre o atendimento do paciente poderão ser acessados pelos médicos, enfermeiros e técnicos de saúde, proporcionando um tratamento mais seguro e ágil. Informações como histórico de consultas e exames estarão disponíveis para consulta do profissional na hora do atendimento, já que todos os consultórios médicos terão um computador para serem utilizados pelos profissionais.

Os profissionais das unidades já começaram a participar do treinamento para o uso do sistema. Com a UBS informatizada, a equipe de técnicos responsáveis inicia o treinamento in loco, onde os profissionais aprendem a usar corretamente as ferramentas do prontuário, como recepção, agenda, faturamento, farmácia e vacinas, por exemplo, através de operação assistida, na qual os técnicos os acompanham durante o atendimento real para caso de dúvidas.

Além da Farmácia Central, os novos computadores já foram instalados na UPA, Upinha e nas Unidades Básicas de Saúde dos bairros Vila Itália e Frutal, que já estão habilitadas para receber novo sistema. A previsão é de que na próxima semana, os equipamentos sejam instalados no prédio da Secretaria da Saúde e na UBS Maracanã.

“Estamos seguindo com a instalação semanalmente e, em breve, todos os prédios em uso da Saúde terão computadores novos e modernos. Paralelo a isso, estamos instalando nas demais secretarias e no Paço Municipal”, disse o secretário de Tecnologia e Qualidade, Fábio Medeiros.

Os equipamentos são provenientes de um investimento em tecnologia de mais de R$ 10 milhões feito pela Prefeitura, que trouxe para as secretarias municipais 1247 desktops, 733 notebooks (sendo 692 exclusivos para a Educação), 13 lousas digitais interativas e 130 projetores inteligentes (também chamados de smart projetor, com wifi, que permite interconectividade, acesso à internet, inclusive, com acessos diretos a sites como Youtube, sem necessidade de conexão a um computador; acompanha, inclusive, teclado, para edição de documentos direto na projeção).

Local: Valinhos