13 SET 2022
FUNDO SOCIAL
GABINETE DA PREFEITA
Curso de Automaquiagem do Fundo Social promove autoestima e geração de renda

Com o rosto projetado no espelho, as participantes do curso de Automaquiagem, promovido pelo Fundo Social de Solidariedade (FSS) da Prefeitura de Valinhos, anotavam as informações dadas pela professora e diretora independente de vendas da marca Mary Kay, Sandra Tassoulas, e depois colocavam em prática. O curso levou informações sobre tipos de pele, hidratação, alguns truques, sobre maquiagem, mercado de trabalho e outros. Além do certificado, cada uma ganhou um kit com os principais produtos utilizados.

Houve duas turmas neste curso, cada uma com 10 participantes. O treinamento aconteceu nesta terça-feira (13), das 8 horas às 12 horas e das 13 horas às 17 horas.

“Este curso tem um lado muito humano, emocional. Queremos contribuir com as transformações

das pessoas, queremos que se sintam bonitas e transmitam isto. Tem também o lado prático, que é a geração de renda, garantindo que cada tenha autonomia”, explicou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Com alguns cursos concomitantes no Fundo Social, o diretor Fábio Cuono afirma que a função do órgão é dar a oportunidade para que cada pessoa ou família em situação de vulnerabilidade possa reverter favoravelmente sua situação. “Além de contribuir com cesta básica e roupas, queremos que a pessoa saia da situação que se encontra por ela mesma. Para isto, é preciso capacitar para o mercado de trabalho”, acrescentou o diretor.

Segundo ele, a melhor forma de contribuir é diversificar a oferta. “Temos avaliado o que o mercado precisa, com cursos rápidos para que a pessoa possam trabalhar e rapidamente ter seu sustento e sair do estado em que se encontrado, de acordo com seus interesses”, afirmou o diretor.

Autoestima
Para a professora Sandra, o curso de Automaquiagem permite algumas abordagens. “Capacita para o mercado de trabalho, eleva a autoestima e traz conhecimento”, ensina ela. Para ela, a maquiagem faz diferença para uma mulher. “A primeira imagem é a que fica. Quando está feliz, quando se sente bem, a gente transmite isto as outras pessoas. Você estar bonita cabe em qualquer lugar, em casa, na família, no trabalho”, enumera.

A moradora do Bairro Santa Cruz, Cintia Teixeira de Araújo, buscava no curso um complemento para o bem-estar. “Quero um incentivo para melhorar, se arrumar mais. Influencia muito você se sentir bonita”, afirmou ela, que pretende, mais tarde, pensar numa oportunidade de negócio.

“Eu sempre gostei de maquiagem”, explicou a moradora do Bairro Capuava, Ana Paula Bento de Oliveira. Segundo ela, estava no curso para aprender mais sobre o mundo da cosmética. “Por enquanto, vou fazer o curso pensando em mim. Quem sabe depois avalio a possibilidade de ter um negócio. Eu gosto de me ver bonita”, garantiu.

Outros cursos
O Fundo Social está sediando o curso de Aromaterapia, uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Sebrae Valinhos. A capacitação vai até dia 29 deste mês.

O órgão também sediou o curso de Design de Experiências Turísticas, que aconteceu entre os dias 5 e 6, segunda e terça-feira, respectivamente. O treinamento também é uma parceria entre a Secretaria do Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação e Sebrae Valinhos.