14 SET 2022
SAÚDE
Valinhos caminha para fechar 2022 com mais de 450 mil procedimentos realizados nas Unidades Públicas de Saúde Municipal

O aumento, mês a mês, dos atendimentos públicos nas unidades de Saúde de Valinhos é uma das características deste ano de 2022 quando comparado aos anos anteriores, inclusive antes da Pandemia. E este crescimento, que já alcança em 8 meses cerca de 300 mil procedimentos realizados na somatória de todas as unidades (294.350), na mesma proporção, deve fazer com que neste ano a cidade feche com mais de 450 mil procedimentos realizados na área da saúde. Na comparação com 2019, a cidade tem atendido 40% a mais neste ano de 2022, destacando, por exemplo, 22,63% a mais de exames laboratoriais, 300% a mais de pedidos de exames como mamografia e 200% a mais no atendimento de receitas médicas.

“Temos visto um aumento na demanda por atendimentos médicos em Valinhos e seguimos trabalhando para atendê-la, seja em relação a especialidades e atendimentos básicos, como também de exames e receitas, sempre com foco no planejamento e na execução de metas e ações, dentro da nossa meta do Paciente em 1º lugar”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Um balanço quadrimestral, disponibilizado pela Secretaria da Saúde da Prefeitura de Valinhos, mostra, por exemplo, que apenas nos dados de consultas especializadas, de maio a agosto, foram realizados 31.362 atendimentos na rede municipal de saúde, entre Odontologia e outras especialidades, além de 5.834 atendimentos relacionados a programas de saúde em todas as Unidades Básicas de Saúde do município no mês de agosto.

De acordo com os indicadores da especialidade de Odontologia, de maio a agosto, foram realizados 1.469 atendimentos no CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), sendo 399 em maio, 333 em junho, 317 em julho e 420 em agosto. No total, foram 3.550 procedimentos que, entre os mais frequentes, estão a Radiografia Periapical e a Raspagem, Alisamento e Polimento Supragengivais. Além disso, nas Unidades Básicas de Saúde da cidade, foram feitos 6.210 atendimentos, sendo 1.659 em maio, 1.372 em junho, 1.489 em julho e 1.690 em agosto. Dos 10.786 procedimentos realizados, sua maioria também foi a Raspagem, Alisamento e Polimento Supragengivais.

Nos CEV’s (Centro de Especialidades de Valinhos), foram realizados 15.050 atendimentos médicos no mesmo período, sendo 4.150 em maio, 3.878 em junho, 2.987 em julho e 4.035 em agosto. A especialidade de Ortopedia/Traumatologia foi a mais procurada, seguida de Endocrinologia/Metabologia e Cardiologia.

Além dos atendimentos especializados, os CEV’s também realizam procedimentos de enfermagem. Nos últimos quatro meses, foram feitos 8.633 atendimentos, sendo Avaliação Antropométrica, Aferição de Pressão Arterial e Medição de Peso os mais frequentes.

A Prefeitura também oferece diversos programas de saúde nas UBS’s da cidade, gerenciados pelo Departamento de Programas e Projetos da Secretaria da Saúde. No mês de agosto foram 5.834 atendimentos, sendo a maioria de Puericultura, que realiza o acompanhamento do desenvolvimento infantil, além de Ginecologia e Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS).

“Os programas de saúde que oferecemos nas Unidades Básicas são importantes para levar os serviços da Prefeitura para mais perto da população. Então mulheres que precisam de ginecologista e pré-natal, ou pessoas que buscam planejamento familiar, por exemplo, sempre terão os atendimentos disponíveis na unidade do seu bairro”, comentou o secretário interino da Saúde, Marcelo Cosentini.

Local: Valinhos