Expectativa é que o Point receba o público já a partir da 2ª quinzena deste mês
Com a expectativa da Prefeitura de Valinhos em dar início à promoção do novo Point do Food Truck já na segunda quinzena deste mês, na Praça Washington Luiz, os 17 comerciantes selecionados por chamamento público estão empolgados para começar o atendimento levando aos visitantes do point seus deliciosos cardápios. O novo evento, programado para ser promovido pela Prefeitura, com a coordenação da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, semanalmente às quintas-feiras, sempre das 18h00 às 22h00, além de oferecer um novo espaço de entretenimento e lazer, busca atrair visitantes de outras cidades para fomentar o turismo gastronômico no município.
O Point passa a ser viabilizado na Praça Washington Luiz, em espaço reservado na área próxima ao playground, dotado de toda a infraestrutura, onde há banheiros públicos. “A implantação é um projeto importante para Valinhos, pois vai contribuir para fomentar a economia local e fortalecer as atividades comerciais e turísticas em nossa cidade, numa ampla área da Praça e estacionamento gratuito. Todo o processo de seleção dos comerciantes foi criteriosamente estabelecido por chamamento público pela administração municipal para oferecer diversos serviços alimentícios e com qualidade”, destaca a prefeita Capitã Lucimara.
A implantação do serviço é uma ação visando colocar em prática a lei municipal nº 150/2021 que prevê a criação de Point de Food Trucks na cidade, de autoria do vereador Thiago Samasso, sancionada pela prefeita Capitã Lucimara. O vereador, que assim como os comerciantes esteve na visita técnica para a definição das vagas no último o dia 1º, agradece à administração da prefeita Capitã Lucimara que acreditou desde o início no projeto e na sua viabilização.
“É motivo de muita alegria ver essa lei de criação do nosso Point de Food Truck de Valinhos sair do papel, numa grande parceria com a administração da prefeita Capitã Lucimara, e também ver aqui comerciantes que, assim como muitos setores da economia, sofreram financeiramente em razão da pandemia e agora estão muito entusiasmados em ter esse espaço para a venda de seus produtos. A ideia, futuramente, é inclusive ampliar o número de expositores no point, consolidando Valinhos com referência em serviços de Food Trucks na região”, comemora o vereador.
Os expositores Wendel Rogério Alves, mais conhecido como Bolinha, de Valinhos, e Gustavo Guilherme Silva Swinka, de Jaguariúna, serão parceiros no novo point de Valinhos. Eles que já trabalham juntos em evento do mesmo gênero em Jaguariúna, vão oferecer como carros-chefes torresmo de rolo, sanduíche choripan argentino e algumas opções do American Bar, além de chopp artesanal. “Levando em consideração que Valinhos é três vezes maior que Jaguariúna, onde por lá o público gira em torno de 4 mil pessoas por evento, temos aqui a expectativa de receber muito mais visitantes. O point de Valinhos tem tudo para ser uma grande sucesso”, diz Bolinha.
“Houve bastante rigor por parte da Prefeitura na seleção dos serviços e isso é importante para garantir a qualidade dos serviços. Também gostei muito do espaço onde vamos servir, bem amplo e iluminado, de fácil estacionamento de veículos. Será um grande evento, bem diversificado. Venham conferir em breve”, convida Gustavo.
Mãe e filha, sócias no trailer ‘Topizeira’, Rita de Cássia Ferreira e Franciele Ferreira, vão comercializar tapiocas doces e salgadas, além de batatas recheadas. “Tínhamos antes da pandemia uma pastelaria aqui em Valinhos onde vendíamos também caldo de cana e com a pandemia tivemos que fechar nosso estabelecimento. Compramos há três meses este trailer e atualmente já fazemos feiras noturnas em Campinas. Agora com este ponto fixo em Valinhos traremos um delicioso cardápio de tapiocas e batatas recheadas. Será ainda melhor para o nosso negócio, pois somos moradores daqui e queremos que o point valinhense seja um grande sucesso”, disseram.
A comerciante Elaine Domingos Santana, do Truck Gelato Churros, disse que ficou sabendo do processo de seleção para o preenchimento das vagas do Point pelos editais publicados pela Prefeitura. “Valinhos é uma cidade muito grande e estou com boa expectativa de comercializar meus deliciosos produtos aqui que são churros, sorvetes e fondue neste point, um espaço bem grande e bonito e com infraestrutura. Sou de Jundiaí e participo de vários eventos do gênero pela região e estou muito feliz de ter um espaço fixo aqui semanalmente. Com toda a certeza vai ser um sucesso total”, fala.
“Trarei lanches de pernil, calabresa e natural. Já fiz eventos na região em feiras de alimentação, mas ter um espaço como esse, regular e fixo, além da oportunidade de oferecer nossos produtos, vamos divulgar o point e a própria cidade como uma nova atração no circuito regional de Foods Trucks. Venham todos conhecer o novo point da região. Aqui vocês vão encontrar bom atendimento, higiene e preço justo”, garante o comerciante Moacir Viola Correa Neto, de Sousas.
O casal valinhense Geraldo e Silvia Leardine, que já possuem há anos um ponto fixo na Praça Washington Luiz, onde vendem lanches, pastéis e bebidas no trailer, consideram que o novo Point vai ser muito bem-vindo. “Vai atrair mais visitantes nas noites de quinta-feira para cá e movimentar ainda mais nossas vendas. Estamos ansiosos e felizes em fazer parte desta ação da Prefeitura. O espaço é amplo e será uma boa opção de lazer para as famílias e turistas em nossa cidade”, disse Geraldo.
As vagas são numeradas de 1 a 17, preenchidas conforme as 2 categorias disponíveis de Food Truck, sendo 15 de alimentos comercializados em veículos automotores e 2 em carrinhos e tabuleiros. De acordo com o secretário Rafael Agostinho, no mesmo dia do encontro dos Food Trucks, há projeto para atrações musicais promovidas pela Secretaria da Cultura e espaço para artesãos apresentarem seus produtos.
“Tudo está sendo preparado, dentro de um cronograma, para que o point comece a funcionar na segunda quinzena deste mês de setembro. Todos estamos bem animados e vai ser uma ação inovadora, a ideia é que os valinhenses e turistas usufruam de uma boa alimentação e entretenimento noturno”, destaca o secretário Rafael.