19 SET 2022
SAÚDE
Em mais uma ação do Setembro Amarelo, Prefeitura promove roda de conversa no Centro de Convivência do Idoso

Na próxima quarta-feira (21), a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, vai promover uma roda de conversa com o tema “O valor da vida na terceira idade”, para os participantes do Centro de Convivência do Idoso, às 14h00. A ação faz parte da programação do Setembro Amarelo 2022, que busca a conscientização, principalmente para os jovens da cidade, sobre a valorização e importância da vida.

“O nosso objetivo é estimular a prevenção ao suicídio de uma forma leve e mais didática, por isso, neste ano, decidimos que o tema central será a valorização da vida”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

O secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, explica o foco da campanha em Valinhos. “Claro, o suicídio é abordado durante as ações, já que é o objetivo do Setembro Amarelo. Mas estamos buscando falar sobre esse tema de forma a mostrar para as pessoas que a vida de cada um é importante para alguém, esse é o nosso foco”, comentou.

A programação, que vai até o final do mês, ainda conta com uma palestra com o tema “Renovando a vontade de viver” para acolhidos o Grupo Rosa e Amor, além do Seminário Repensando e Valorizado a Vida, que trará palestras com profissionais da área da Saúde Mental.

A campanha do Setembro Amarelo é realizada no Brasil, anualmente, desde 2014. O mês foi o escolhido porque 10 de setembro é o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Desde então, a Prefeitura promove ações de incentivo a campanha.

Programação Setembro Amarelo

21 de setembro – Roda de conversa
O valor da vida na terceira idade
Centro de Convivência do Idoso – às 14h00

28 de setembro - Palestra com André Luiz Rosa
Renovando a vontade de viver
Grupo Rosa e Amor - às 19h30

30 de setembro – Seminário Repensando e Valorizado a Vida
13h00 - Recepção e abertura com André Luiz Rosa e poetas da Academia Valinhense de Letras e Artes;
13h30 - “Ouvindo vozes” - Leonardo Duart Bastos, psicólogo e psicoterapeuta
14h30 - Intervalo
15h00 – "Prevenção: saber, acolher e intervir” - Dr. Celso Garcia Junior, médico psiquiatra
16H00 – Encerramento