19 SET 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Em encontro promovido pela Prefeitura e CPFL, empresários e associações rurais de Valinhos discutem soluções para problemas de energia
Foto Noticia Principal Grande
O responsável pelo atendimento aos usuários da CPFL na região sudeste, Juliano Garcia Campos, fala aos presente no encontro.

A Prefeitura de Valinhos, numa parceria com a CPFL Energia, promoveu nesta segunda-feira (19) um encontro com representantes de várias empresas e de associações ligadas ao meio rural e agrícola do município. A iniciativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação teve como objetivo estreitar o relacionamento destes setores com a companhia de energia elétrica para uma maior eficiência no atendimento destes usuários e solução de alguns problemas pontuais levantados pelos participantes. O encontro contou com a presença de mais de 20 pessoas, entre empresários e membros de associações agrícola e de moradores dos bairros Macuco, Reforma Agrária e Capivari, do Sindicato Rural, da Prefeitura e também da CPFL da região sudeste/Campinas, da qual Valinhos é integrante.

Para a prefeita Capitã Lucimara, que destaca a parceria do Poder Público Municipal junto aos empresários e também dos agricultores locais por meio do Programa de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos, o encontro em parceria com a CPFL foi o ponta pé inicial para soluções mais eficazes de problemas comuns enfrentados por estes setores com relação ao fornecimento de energia elétrica. “Valinhos nunca teve esta aproximação dos empresários e agricultores junto à CPFL e a partir deste encontro de hoje a CPFL passa a disponibilizar canais diretos para oferecer orientações e solucionar eventuais problemas enfrentados pelos empresários, agricultores e moradores de áreas rurais relacionados à rede de energia elétrica e interrupções no seu fornecimento”, destacou a prefeita.

Na prática, os canais diretos irão facilitar e agilizar os atendimentos, conforme explicou o responsável pelo atendimento aos usuários na região sudeste, Juliano Garcia Campos. Ele informou que a empresa já possui uma área para um atendimento mais personalizado, por analistas da CPFL que atendem diretamente clientes com demandas maiores de consumo. Para isso devem fazer um cadastro no serviço ‘Grandes Clientes’, pelo qual as empresas consumidoras são comunicadas quando vai ter corte ou pisca de energia programados, a fim de que possam desligar as máquinas e equipamentos em tempo hábil, evitando desta forma a queima destes ou prejuízos na produção.

O representante da CPFL também informou que é necessário que as empresas e agricultores que utilizem máquinas e equipamentos que consumam energia elétrica, atualizem a carga diária de energia junto à CPFL para que seja feito um melhor redimensionamento no fornecimento da rede. “Agradeço a Prefeitura Municipal de Valinhos por criar este canal entre clientes e CPFL, pois a proximidade com nossos clientes é muito importante, para que possamos apresentar os investimentos na cidade, informar sobre os processos internos e, principalmente, para ouvir nossos clientes, as dúvidas, reclamações, sugestões e demais necessidades. A CPFL sempre estará a disposição do Poder Público e dos nossos clientes para ações como esta”, disse o consultor Juliano.

“A partir desse encontro de hoje, alinhamos os canais de atendimento e iremos tratar os casos pontualmente conforme as necessidades dos setores junto à CPFL, dando suporte pela Prefeitura às empresas e agricultores na realização e atualização do cadastro. Mas pretendemos realizar um novo encontro no início de 2023, para avaliar como estão as questões da cidade e como na prática este trabalho está caminhando”, completou o secretário de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, Rafael Agostinho.

O coordenador da AEVAL, Fernando Antonio Forgerini, representando as 62 empresas integrantes da Associação, agradeceu ao convite feito pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, para participar do encontro. “Temos um contato muito bom com a Prefeitura, somos sempre muito bem atendidos pela prefeita Capitã Lucimara e pelo secretário Rafael em nossas solicitações e nesse encontro com a CPFL pudemos esclarecer dúvidas e levar nossas demandas, pois temos problemas frequentes de queda de energia em várias regiões, principalmente na industrial, queda de árvores ou galhos na rede, problemas em postes, com prejuízos em equipamentos e linhas de produções paradas. Agora a gente pode contar com um canal mais direto e uma comunicação mais rápida com a CPFL e com o suporte da Secretaria para o atendimento”, falou.

O presidente da Associação Agrícola de Valinhos e Região e também do Sindicato Rural, Pedro Pelegrine, achou positivo o encontro. “Neste 20 anos de Associação nunca tivemos uma aproximação como essa com a CPFL. Neste encontro pudemos tirar dúvidas e levar situações que ocorrem nas regiões rurais da cidade, que possuem uma rede de transmissão de energia mais antiga e onde são comuns problemas com falta de energia por causa de quedas de árvores na fiação da rede, por exemplo. Antes contávamos apenas com os canais tradicionais de atendimento, como o 0800, e agora poderemos falar diretamente com as pessoas responsáveis que vão entender melhor o que a gente está precisando”, disse.

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos