20 SET 2022
ASSISTÊNCIA SOCIAL
Prefeitura celebra luta da pessoa com deficiência em evento com Conselho Municipal e APAE
A Prefeitura de Valinhos, em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CMDPD) e a APAE da cidade, promoveu ação em celebração ao Setembro Verde e ao Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência, comemorado no dia 21. Realizado nesta terça-feira (20), na programação teve a palestra Inclusão Social da Pessoa com Deficiência, proferida pelo palestrante Edison Duarte, apresentação do Programa de Inserção no Mercado de Trabalho, pela APAE, além do teatro inclusivo da entidade.

“O objetivo da iniciativa é levar a sociedade a debater o tema. Desta forma participativa, é possível construir coletivamente políticas públicas, garantindo assim cada vez mais a participação da pessoa com deficiência em todos os segmentos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Segundo o secretário de Assistência Social, Argeu de Alencar da Silva, a cidade tem ainda instituído no calendário oficial da cidade o Mês de Conscientização e Inclusão Social da Pessoa com Deficiência. “Eventos desta natureza é uma oportunidade para o aprendizado, reflexão e a  conscientização”, explicou o secretário, que lembrou que a ação é uma parceria também com a Secretaria de Esportes e Lazer (SEL).

A palestra Inclusão Social da Pessoa com Deficiência foi proferida pelo professor titular do Departamento de Estudos de Atividades Física Adaptada da Faculdade de Educação Física da Unicamp, Edison Duarte, que é membro do Conselho Gestor da Academia Paralímpica Brasileira e idealizador do Programa de Esportes Atividade Física Adaptada (PEAFA) de Valinhos, assim com autor de livros.

Em seguida foi a vez da apresentação do projeto sobre mercado de trabalho, da APAE, seguida da abertura para perguntas ao público presente, e o encerramento ficou a cargo do teatro inclusivo da entidade.

O evento contou ainda com a presença da secretária da Educação, Claudineia Vendemiatti Serafim, e da presidente do CMDPD, Cláudia Regina de Melo Malchert.

Reconecta 2022
A Secretaria da Assistência Social participará ainda do evento Reconectada 2022, realizado nesta terça-feira (20), com continuidade na quarta-feira (21), no período da tarde, promovido pela Procuradoria Regional do Trabalho da 15ª Região, em Campinas. Durante os dois dias estão previstos palestras, dinâmicas, tecnologias e pesquisa acadêmica, voltados para a inclusão social da pessoa com deficiência.

Programação
No dia 26, às 19h30, a Secretaria de Assistência Social, o CMDPD e a OAB da cidade realizarão uma palestra virtual, com o tema Principais Barreiras que Impedem a Inclusão da Pessoa com Deficiência, com a convidada Lethicia Massolini Romaqueli, que tem deficiência visual. O evento é aberto à sociedade.

No dia 27, a SEL, em parceria com o Estado de São Paulo, o CMDPD participará da abertura do Programa de Desenvolvimento Paralímpico, no Parque Municipal Monsenhor Bruno Nardini. A programação deste dia inclui as inscrições para o curso de capacitação técnica de Valinhos, se estendendo até dia 30.

Inclusão
Setembro foi considerado o mês oficial da luta pela inclusão social, conhecido como Setembro Verde.

O Dia Nacional de Luta da Pessoa com Deficiência foi instituído por movimentos sociais, em 1982, com o objetivo de promover e debater a inclusão social. A data foi oficializada no Brasil pela Lei nº 11.133/2005.

A data foi escolhida para coincidir com o Dia da Árvore, representando, por tanto, o nascimento das reivindicações de cidadania e a participação em igualdade de condições, tendo a cor verde da esperança. Por sua proximidade com a primavera, remete a pensar que uma sociedade acessível e inclusiva tem que ser sustentável em todos os aspectos.