22 SET 2022
SEGURANÇA PÚBLICA
Investimentos em tecnologia, sistemas de inteligência e políticas de proteção às mulheres na área de Segurança marcam gestão da Prefeitura de Valinhos em 2022
Foto Noticia Principal Grande
Novo Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Municipal de Valinhos - em implantação

O ano de 2022 está sendo fundamental na gestão da prefeita Capitã Lucimara Godoy para consolidar em Valinhos as ações de proteção do cidadão. Em 2021, primeiro ano de sua gestão, a administração municipal preparou o caminho para desenvolver políticas públicas voltadas para segurança, e agora, com as pautas sendo colocadas em prática, a cidade começa a colher os bons frutos do planejamento. Destaque para o uso de inteligência e tecnologia no monitoramento de veículos, por meio da implantação do COI (Centro de Operações e Inteligência) da Guarda Civil Municipal e o conjunto de ações dentro do Projeto Guardiã Maria da Penha de prevenção e combate à violência contra a mulher.

"No começo de 2021, uma das minhas primeiras ações foi ir até Brasília conversar com deputados federais e fazer contatos com ministérios do Governo Federal com objetivo de trazer benefícios para Valinhos. Mesmo diante da pandemia, conseguimos bastante coisa e uma delas foi a assinatura do convênio com a Secretaria Nacional de Segurança Pública, do Ministério da Justiça, para podermos usar a Plataforma Córtex, uma das mais eficientes ferramentas de vigilância e controle do Brasil, que agora já trabalha interligada com nosso sistema de monitoramento por câmeras. Ou seja, estamos tendo mais praticidade no combate ao crime aqui na cidade" comemora a prefeita Capitã Lucimara Godoy.

Em 2021, primeiro ano do atual governo, foi investido dinheiro público na aquisição de armas não letais e também armas de fogo mais potentes, sistema de inteligência e tecnologia, reestruturação do plano de cargos e carreiras da Guarda Civil Municipal, estudo e início da implantação do COI e formalização de convênios para troca de informações com diversas forças de segurança como Polícia Rodoviária Federal, Ministério da Justiça e Governo do Estado de São Paulo.

Já em 2022 os projetos começaram a sair do papel e serem concretizados. A prefeita Capitã Lucimara Godoy colocou em prática o Projeto Guardiã Maria da Penha, criando dentro da Guarda Civil Municipal uma equipe que atua no cumprimento de medidas protetivas de mulheres vítimas de violência doméstica junto com a Justiça e Delegacia de Defesa da Mulher. Além disso, criou o curso de defesa pessoal para mulheres, realização de palestras educativas, eventos comemorativos como a 1ª Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulher, levando cerca de 400 pessoas ao Centro de Lazer do Trabalhador Ayrton Senna da Silva em defesa da cultura do respeito entre as pessoas.

Em infraestrutura, começou na sede da GCM a obra de adequação de salas para receber o COI, fortalecimento da frota da Guarda Civil Municipal com a renovação da frota de viaturas locadas, recebimento de veículos do Governo do Estado de São Paulo para a Guarda Ambiental Municipal e Defesa Civil, locação de viatura tática operacional para a ROMU (Ronda Ostensiva Municipal), aquisição do segundo lote de armas não letais, escudos e capacetes balísticos, além da intensificação de cursos de requalificação e aprimoramento para os guardas municipais.

"A prefeita Capitã Lucimara e a administração municipal estão trabalhando para tornar Valinhos uma cidade inteligente através do uso cada vez maior de tecnologias, e com a segurança não poderia ser diferente. Estamos compondo para agregar as melhores iniciativas tecnológicas no combate à criminalidade, treinando os nossos guardas municipais para trabalhar com essas inovações e preparando e informando a população desse conjunto de novidades que vão trabalhar em prol da qualidade de vida da nossa cidade", explicou o secretário de Segurança Pública e Cidadania, Osmir Cruz.

Em sintonia, o comandante da Guarda Civil Municipal, Aparecido Ignácio, lembrou que a corporação completará 40 anos de atividades em 2023, se consolidando como uma das corporações azul marinho mais bem estruturada e completa da região e do Brasil. "Nosso efetivo é altamente treinado e preparado para proteger a sociedade nas mais diferentes camadas, não somente quando o assunto é o crime de rua, aquele que é mais perceptível. Aliado aos investimentos que temos recebido, renovamos nosso compromisso de manter a segurança dos moradores de Valinhos", salientou.

INVESTIMENTOS EM SEGURANÇA

-Implantação do Projeto Guardiã Maria da Penha (viatura, defesa pessoal, medidas protetivas, palestras, atuação conjunta com a Secretaria de Assistência Social, etc)

-Implantação do Sistema de Inteligência da GCM com o funcionamento dos primeiros 4 (quatro) pontos de monitoramento por câmeras

-Implantação COI (Centro de Operações e Inteligência) da GCM