22 SET 2022
SAÚDE
Com mais de 1 mil mamografias feitas em 2022, Prefeitura de Valinhos segue com ações para atender a demanda pelo exame

De 25 de outubro a 5 de novembro, a Carreta de Mamografia do Governo do Estado estará em Valinhos para atender cerca de 500 mulheres

A Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, segue trabalhando para atender a demanda de exames de mamografia da cidade, que aumentou em 300% neste ano. De janeiro a agosto de 2022, foram realizadas mais de 1 mil mamografias através de encaminhamento das pacientes para duas clínicas contratadas, além dos chamamentos feitos via sistema CROSS do Governo do Estado de São Paulo. Ainda, com o objetivo de zerar a fila de espera pelo exame, a prefeita Capitã Lucimara solicitou a presença da Carreta da Mamografia do Estado, que atenderá em Valinhos de 25 de outubro a 5 de novembro. A previsão é de que sejam realizadas, aproximadamente, 500 mamografias neste período.

“Levando em consideração que a demanda pelo exame aumentou drasticamente, estamos colocando todos os nossos esforços em atender cada mulher que precisa de mamografia na cidade. Buscamos todos os meios para zerar essa fila de espera e estamos confiantes que com os encaminhamentos feitos pela Prefeitura, somadas a Carreta do Estado, conseguiremos alcançar nosso objetivo”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

A Carreta atenderá de segunda a sábado, no Centro de Artes, Cultura e Comércio (CACC). Será montada uma equipe que, em breve, entrará em contato com as mulheres que aguardam na fila, já com o pedido médico, para que possam ser atendidas tanto pelos contratos que a Prefeitura tem com empresas que realizam o exame, assim como pela CROSS e, sobretudo, pela Carreta de Mamografia, entre o final de outubro e o começo de novembro.

O secretário da Saúde, Marcelo Cosentini, explica que enfermeiras da rede municipal estarão no local acompanhando e orientando as pacientes quanto a prevenção de doenças na mama. “Teremos todo um acompanhamento da nossa equipe, a fim de auxiliar nos trabalhos e também conscientizar as mulheres sobre esse assunto tão importante”, comentou.

Aumento na demanda

Antes da pandemia, a Prefeitura realizava, em média, 1.600 mamografias por ano. De janeiro a agosto deste ano já foram realizadas mais de 1 mil, o que dentro da série histórica, coloca a Prefeitura com maior capacidade em ofertar exames. No entanto, a procura pelo exame via SUS aumentou 300%, sem aumento de recursos pelo Estado ou Governo Federal.

Com a chegada da pandemia, nos anos de 2020 e 2021, a procura caiu bastante, sendo realizadas uma média de 700 exames e ao final do ano, 200 mulheres aguardavam na fila de espera. Fazendo uma comparação com dezembro do ano passado, a demanda neste ano aumentou 40%.

Para atender a esse aumento elevado da demanda, a Prefeitura tem hoje duas clínicas contratadas. Ainda, solicitou ao Estado o aumento de pacientes atendidos pela regulação da CROSS que, hoje, é de apenas 7 vagas mensal.

Local: Valinhos