30 SET 2022
GABINETE DA PREFEITA
Prefeitura prepara Festa das Crianças no dia 12 de Outubro no CLT

Trio elétrico com muita música, brinquedos infláveis, peças de teatro (com intérpretes de libras) pintura de rosto, jogos de tabuleiro, ações de conscientização ambiental, brinquedos com acessibilidade, aula de zumba, trânsito mirim (mini cidade com atividades sobre o trânsito para crianças), pipoca, algodão doce, enfim, uma série de atividades estão programadas pela Prefeitura de Valinhos para um grande Festa das Crianças no dia 12 de Outubro, das 10h00 às 16h00, no Centro de Lazer do Trabalhador “Ayrton Senna da Silva”, o CLT de Valinhos, Avenida Doutor Altino Gouveia, no Jardim Pinheiros. Ainda, outras atividades estão previstas para esta festa, como tendas do Meio Ambiente, com entrega de mudas para plantio, equipe do Bem-Estar Animal de Valinhos com adoção responsável de animais; serviços da Prefeitura como Procon, incluindo a presença da Fundação Procon para atendimento aos pais e responsáveis, e o lançamento do Proconzinho, voltado para a conscientização e educação financeira envolvendo as crianças, que inclusive terá doações de kits com cofrinho, cartilhas e outros materiais nesta ação; tendas da área social, com informações sobre os programas sociais que a Prefeitura disponibiliza nos centros de atendimentos da Assistência Social; Stand up paddle, ou SUP, conhecido como “remo em pé” para a diversão dos jovens e adultos nas águas do CLT, enfim, uma quarta-feira de feriado de festa para toda a família.

“Preparamos esta festa que integra todas as secretarias municipais da Prefeitura de Valinhos com um objetivo central: trazer a família valinhense para celebrar a Vida, celebrar as nossas crianças, depois de muito tempo sem a oportunidade de nos reunirmos, por conta das fases mais críticas da Pandemia. É uma festa voltada para a família, unindo diversão, cultura, esporte, saúde, educação, enfim, um feriado diferente, de festa, alegria e Celebração da Vida”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Desde o início de setembro, as equipes determinadas pela prefeita Capitã Lucimara têm se reunido para a organização desta festa. Todas as secretarias municipais estão envolvidas. A Guarda Municipal também estará presente no evento, com tenda para informações sobre o trabalho da ação Guardiã Maria da Penha, apresentações do canil da Guarda, e, também, proporcionando tranquilidade às famílias presentes.

APRESENTAÇÕES DE TEATRO

Entre a programação prevista, a Prefeitura de Valinhos preparou, em parceria com a Estima Cultura, Unilever e Governo Federal, 3 apresentações de teatro, que terão inclusive intérprete de libras, dentro do Projeto Teatro nos Parques. A Cia Prosa dos Ventos, com o Espetáculo “Ciranda das Flores”, os Desembargadores do Furgão, com “A Fabulosa Tenda dos Charlatães” e a Trupe Irmãos Atada, no “Bang Bang a Pastelana”, devem animar as crianças, pais e responsáveis que estiverem no CLT nesta festa especial para o Dia das Crianças. Ainda, a Prefeitura prepara com o grupo Griots uma série de Contação de Histórias também prevista na programação abaixo.

MÚSICA E STAND UP PADLLE

Além da aula de Zumba, músicas com o trio elétrico que vai estar presente no evento, a Prefeitura também destaca uma novidade, o Stand up paddle, ou SUP, conhecido como “remo em pé” para a diversão dos jovens e adultos nas águas do CLT. As equipes da Defesa Civil, com botes, salva-vidas, enfim, toda a segurança está preparada para que a diversão seja tranquila para os que escolherem participar desta atividade.

CONSCIENTIZAÇÃO AMBIENTAL E PROTEÇÃO ANIMAL

Outro destaque importante também desta grande festa são as ações de conscientização ambiental e proteção animal junto às crianças. A Prefeitura vai estar presente com tendas do Meio Ambiente, incluindo ações de plantio de mudas com alunos da rede municipal, e Bem-Estar Animal, com animais para serem adotados e informações sobre a posse responsável. Ainda, sobre doação de mudas, terá uma ação lúdica chamada Bomba de Semente, em que as crianças preparam com terra, argila e semente uma espécie de “bomba do bem” para que seja levado a locais espaçosos, como chácaras ou casas com quintais que permitam o plantio, numa técnica similar ao reflorestamento. Ainda, a Prefeitura, em parceria com a CORPUS, vai estar com o Container de Recicláveis que é um local adaptado, em container, para informações educativas, com vídeos e materiais, que permitam levar às crianças a importância das ações de reciclagem e proteção ao meio ambiente. Valinhos, neste ano de 2022, de forma inédita, foi reconhecida pela 1ª vez na história com a certificação de Município Verde-Azul pelo Governo do Estado de São Paulo, graças as ações e diretrizes cumpridas na área ambiental.

PROGRAMAÇÃO SEMANA DA CRIANÇA

Local: CLT - Centro de Lazer do Trabalhador “Ayrton Senna da Silva”, o CLT de Valinhos, Avenida Doutor Altino Gouveia - Jardim Pinheiros

Programação:

10h  Griots Contadores de histórias – Espetáculo “Contação de histórias”

11h Cia Prosa dos Ventos – Espetáculo “Ciranda das Flores”

12h  Aula de Zumba

13h  Desembargadores do Furgão – Espetáculo “A Fabulosa Tenda dos Charlatães”

14h  Apresentação do Canil da Guarda Municipal

15h Trupe Irmãos Atada – Espetáculo “Bang Bang a Pastelana”

Durante todo o dia:

- Espaço Baby