03 OUT 2022
SAÚDE
No Dia Mundial do Dentista, Prefeitura de Valinhos reforça serviços odontológicos oferecidos na rede municipal de saúde

Nesta segunda-feira, 3 de outubro, é o Dia Mundial do Dentista e a Prefeitura de Valinhos, por meio da Secretaria da Saúde, reforça a importância da atuação deste profissional e os serviços odontológicos oferecidos na rede municipal de saúde, que a população encontra nas Unidades Básicas de Saúde do município, onde são realizados atendimentos básicos de saúde bucal e emergenciais, além do CEO (Centro de Especialidades Odontológicas), onde são realizados os procedimentos secundários.

“Neste dia tão especial, quero parabenizar todos os dentistas da nossa cidade, profissionais que prestam serviços de excelência para a nossa população. Uma das metas da nossa Programação Anual da Saúde é ampliar e qualificar o acesso aos serviços da saúde na cidade, entre eles, a implementação da atenção odontológica no município. Temos conquistado grandes resultados, neste momento não temos fila de espera por atendimentos de odontologia em Valinhos”, afirmou a prefeita Capitã Lucimara.

Nas UBS’s são realizados procedimentos clínicos em dentística restauradora, prevenção e periodontia básica e cirurgia oral, tendo como referência a atenção secundária quando necessária, baseado em critérios estabelecidos em protocolo. Também são promovidas ações preventivas, com atividades educativas para a prevenção de cárie, câncer de boca, má oclusão, doenças de gengiva e trauma dentário, de forma individual ou coletiva, na própria unidade ou espaços sociais dentro de sua área de abrangência, além dos grupos de gestantes e idosos, por exemplo.

No CEO, os atendimentos secundários se baseiam em tratamentos endodônticos de dentes permanentes, cirurgias gengivais, biópsias de lesões bucais, cirurgia de dentes inclusos e atendimento a pacientes portadores de necessidades especiais. Os pacientes são referenciados pelos dentistas das UBS’s.

Ainda, a Prefeitura promove ações contínuas nas escolas municipais para crianças de 0 a 14 anos. Os profissionais fazem orientações de escovação e higiene bucal, ensinam a utilizar o fio dental e manusear a escovação, entregam escovas e ministram palestras educativas. Os dentistas vão até as escolas para realizar avaliação de risco de cárie e avaliação na boca das crianças e, caso haja a necessidade de tratamento, o aluno é encaminhado para uma UBS.

De acordo com a Secretaria da Saúde, a rede municipal conta com 37 dentistas e 26 auxiliares, entre as unidades básicas e o CEO. Um balanço mostra que de maio a agosto deste ano, foram realizadas 7.679 consultas odontológicas na cidade, sendo 6.210 nas UBS’s e 1.469 no CEO. Já os procedimentos foram 14.336, sendo 10.786 nas UBS’s e 3.550 no CEO.

“O munícipe que precisar de atendimento odontológico deve agendar uma consulta na sua UBS de referência, o agendamento para a especialidade é aberta todo início do mês. Idosos, crianças e gestantes tem prioridade no atendimento e agendamento. Se for o caso de atendimento secundário, o mesmo será encaminhado para o CEO”, comentou o secretário da Saúde, Marcelo Cosentini.

Cuidados para manter os dentes saudáveis

Alguns cuidados diários garantem uma higiene bucal em dia e os dentes saudáveis sempre, o que contribui até mesmo com a mastigação correta e a saúde estomacal.

- Escovar os dentes após cada refeição com creme dental com flúor;
- Usar o fio dental diariamente;
- Trocar de escova de dente de três em três meses;
- Fazer a limpeza da língua;
- Consultar o dentista regularmente (no mínimo, uma vez ao ano).

Local: Valinhos