05 OUT 2022
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO E INOVAÇÃO
Poupatempo de Valinhos já soma 5 mil atendimentos nos 4 meses em atividade

O Poupatempo de Valinhos, que agora em outubro completou 4 meses em atividade no município, já soma cerca de 5 mil atendimentos. Os dados foram divulgados esta semana pela assessoria da Prodesp, que é a Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo, responsável pela prestação dos serviços. A unidade do Poupatempo na cidade foi implantada pelo Governo do Estado, em parceria com a gestão da prefeita Capitã Lucimara que pela administração municipal ofereceu todo o suporte desde a implantação no dia 1º de junho, no centro comercial do Caribe Center, na Estrada Municipal, 415 (esquina com a Rua João Previtale, 2.800, no Jardim São Marcos), em espaço disponibilizado pela Prefeitura para o funcionamento dos serviços.

Para ser atendido na unidade, é necessário agendar data e horário pelo portal, aplicativo ou totem de autoatendimento. Entre os serviços mais procurados, de junho a agosto deste ano, estão os de RG, com 2,8 mil atendimentos, e CNH, com 1,3 mil solicitações. “Os moradores de Valinhos, e até mesmo de cidades vizinhas, que antes tinham que se deslocar até Campinas para receber atendimento nos postos do Poupatempo de lá, contam já há 4 meses com todos os serviços oferecidos pela nossa unidade. E também estão aprovando toda a agilidade e e praticidade de ter em Valinhos uma unidade própria, em espaço bem localizado no centro Comercial Caribe Center, com total infraestrutura e estacionamento gratuito Para nossa administração municipal é motivo de muito orgulho saber que os serviços estão sendo bem procurados pelos munícipes”, disse a prefeita Capitã Lucimara.

"O Poupatempo de Valinhos é mais uma conquista do plano de governo da prefeita Capitã Lucimara que nos determinou, pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Turismo e Inovação, darmos desde o ano passado todo o apoio e suporte para a sua viabilização junto ao Prodesp, dentro do Programa Municipal de Empreendedorismo Desenvolve Valinhos”, acrescentou o secretário daa pasta, Rafael Agostinho.

Para os moradores que já utilizaram o Poupatempo de Valinhos, a prestação dos serviços oferecidos é essencial. Moradora do Jardim Paraíso, Neide Aparecida Silva Brito, de 60 anos, elogiou a iniciativa da Prefeitura de trazer para Valinhos uma unidade do Poupatempo. “Ficou muito bom porque está mais perto e não tem muita gente pra ser atendida, aqui é mais tranquilo. Em Campinas eu tinha que pagar estacionamento. É um serviço que funciona, prático e rápido”, falou.

“Sempre que precisava eu costumava ir pra Campinas num dos postos. Hoje já pude fazer aqui mesmo em Valinhos a renovação da minha habilitação e achei muito mais tranquilo e rápido, e fui muito bem atendida”, comentou Lucidalva de Souza Ribeiro, 40 anos, moradora da Vila Sonia. Leandro Fanton, de 19 anos, e morador de Vinhedo, também ficou contente de contar com a unidade de Valinhos. “Vim aqui hoje, que e bem mais perto que Campinas, para tirar um novo RG. Eu também gostei deste lugar onde não precisamos pagar pelo estacionamento”, destacou.

Saiba mais

O posto do Poupatempo de Valinhos tem capacidade para realizar até 400 atendimentos por dia (presencial e eletrônico). É o 32º da Região de Campinas, beneficiando uma população de 130 mil habitantes. Na unidade são oferecidos serviços que dependem da presença do cidadão para sua conclusão, como a solicitação de RG (primeira via e alteração de dados), do Detran-SP, da CDHU, entre outros. O posto também conta com um totem para realização de serviços eletrônicos e ajuda de funcionários do órgão que dão todas as orientações necessárias. As demais opções estão disponíveis online e podem ser realizadas com conforto e segurança, sem precisar sair de casa.

Atualmente, são mais de 200 serviços nos canais eletrônicos – site, app e totens –, que incluem a segunda via e renovação de CNH, licenciamento de veículos, consulta de IPVA, Carteira de Trabalho, seguro-desemprego, entre outros. Para ser atendido na unidade de Valinhos, o cidadão deve realizar o agendamento de data e horário obrigatório, pelo portal www.poupatempo.sp.gov.br ou aplicativo Poupatempo Digital.

Serviço – Poupatempo de Valinhos

Horário de atendimento: Segunda a sexta, das 9h às 17h; e aos sábados, das 9h às 13h.
Endereço: Estrada Municipal, 415, no Centro Comercial Caribe Center (esquina com a Rua João Previtale, 2.800, Jardim São Marcos).

Fonte: Departamento de Comunicação - Prefeitura de Valinhos